Mingau de aveia emagrece? Veja os benefícios e como fazer
Consumido desde a Idade Média, o mingau de aveia não é novidade, mas muitas pessoas ainda desconhecem seus benefícios. Além de ser nutritivo e fácil de preparar, o mingau de aveia emagrece — é claro, se houver uma dieta balanceada, pois nenhum alimento sozinho faz milagres.
O “segredo” está na aveia, fonte de fibras, que ajudam a manter a saciedade por mais tempo. A seguir, conheça os motivos para incluir essa opção no seu dia a dia e aprenda a preparar uma versão com mais proteínas.
Veja também: 15 lanches saudáveis recomendados por cientistas da Harvard
Benefícios do mingau de aveia
Ajuda a soltar o intestino
Se você tem dificuldades para ir ao banheiro com frequência, o mingau precisa fazer parte da dieta. O motivo é que as fibras — elas de novo! — melhoram o trânsito intestinal. Uma dica é consumir com frutas que atuam como “laxante natural”, como o mamão.
Contudo, beba bastante bastante água para ajudar na hidratação das fezes. Caso contrário, pode piorar a constipação intestinal.
Participa do controle da glicemia
A aveia contém carboidratos de baixo índice glicêmico. Ou seja, o açúcar desses carboidratos é liberado de maneira gradual, o que evita os picos de glicose no organismo. Portanto, quem precisa ficar de olho na glicemia devido ao diabetes ou a outra condição, pode e deve consumir o mingau de aveia.
Só tome cuidado com outros ingredientes que incluir no preparo. Por exemplo, açúcar, chocolate e outros alimentos que podem atrapalhar a função da aveia.
Previne o aumento do colesterol
Novamente pela atuação das fibras presentes na aveia. Em especial a beta-glucana, que reduz a absorção de gordura pelo intestino.
Como resultado, o organismo tem menos oferta de colesterol “ruim”, o LDL. Em excesso, esse tipo de colesterol pode obstruir veias e artérias a longo prazo, levando a doenças cardiovasculares.
Qual o melhor tipo de aveia para fazer o mingau?
Hoje, existem três opções populares no mercado: flocos, farelo e farinha. Mas, qual seria a melhor escolha para preparar o mingau?
De todas, opte pela aveia em flocos, que tem mais nutrientes do que as demais, pois é menos processada. Logo, há maior quantidade de fibras e carboidratos. Em segundo lugar, vem o farelo, a parte mais superficial do grão da aveia, que ainda conserva as propriedades benéficas.
Por fim, a farinha de aveia é a menos nutritiva, pois é a mais processada e passa pela moagem. Contudo, isso não significa que é uma alternativa ruim para a saúde. Pelo contrário: ela pode ir bem em receitas de bolos, por exemplo, a fim de substituir a farinha de trigo.
Receita de mingau de aveia sem lactose e proteica
Simples e de rápido preparo, essa ideia de mingau é perfeita para quem quer ou precisa reduzir o consumo de lactose e incrementar a ingestão de proteínas. Por isso, também é uma ótima pedida de pré-treino, pois oferece energia sem interferir na digestão.
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de aveia em flocos
- 200 mL de bebida vegetal — pode ser de soja, amêndoas, coco, arroz…
- 1 colher (sopa) de chia
- 1 scoop de proteína vegetal (ervilha, arroz, soja etc) com o sabor de sua preferência
- 1 colher (sopa) de coco ralado fresco
Preparo: acrescente a bebida vegetal e a aveia na panela. Misture-os primeiro no fogo baixo, e inclua os outros itens. Mexa até atingir a textura desejada e sirva. Caso sinta necessidade, adoce com um fio de melado de cana. Opcional: se quiser encorpar a receita, coloque uma banana prata pequena no mix.
Quer mais receitas como esta? Clique aqui para ver todas e ter mais ideias de refeições saudáveis!