Microverdes: O que são e como consumir

Alimentação Bem-estar
06 de Janeiro, 2020
Microverdes: O que são e como consumir

Os microverdes (em inglês, microgreens) se tornaram populares nos últimos anos e já conquistaram uma verdadeira legião de fãs. Mas, afinal, o que são? 

Se você ainda não os conhecia, tudo bem. Na verdade, eles são mesmo “novidade” por aqui, tendo sido popularizados apenas na década de 1980, por chefs na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Seu nome foi cunhado em 1998. 

O que são? 

Nada mais são do que, como o próprio nome diz, “miniverdes”, ou seja, pequenos vegetais. A explicação para seu tamanho é que esses alimentos nunca atingem a maturidade, assim, são colhidos “baby”. Eles realmente são bem pequenos, atingindo apenas cerca de 5 a 10 centímetros, desde a folha até a raiz. 

Por serem colhidos de forma prematura, ou seja, antes do tempo próprio, eles são mais nutritivos. Como assim? 

Leia também: Broto de feijão: O que é, benefícios e propriedades

Microverdes são mais nutritivos? 

Sim. A explicação para isso é que, quando colhidos em sua segunda etapa de amadurecimento, ainda prematuros, os microverdes retêm mais nutrientes. Afinal, é na segunda etapa em que a planta consegue acumular até 40 vezes mais nutrientes do que nas demais fases de seu crescimento. 

Sendo assim, os microverdes são mais nutritivos do que os mesmos vegetais maduros. Também, são ótima fonte de fibras.

Microverdes mais comuns

Certamente, a variedade de microverdes é extensa, visto que basicamente qualquer folha ou vegetal pode ser encontrado em sua forma “micro”. Assim, alguns exemplos mais comuns de microverdes são:

Como consumir

Os microverdes podem facilmente complementar uma deliciosa e nutritiva salada, mas as opções de receitas não param por aí. Conheça algumas alternativas.

  • Sucos verdes
  • Omelete
  • Ovos mexidos
  • Farofa de folhas
  • Molhos, como o pesto

Portanto, os microverdes podem tornar qualquer receita mais nutritiva. Assim, seu consumo é ainda mais recomendado para o início do dia e a quebra do jejum, ou seja, no café da manhã. Dessa forma, garantirá diversas vitaminas e mineiras logo cedo, bem como agirá como fonte de fibras e energia.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!