Quer melhorar a pele? Exclua estes três alimentos da dieta
Embora cremes e loções tópicas possam ajudar a melhorar a pele, é crucial adotar uma alimentação saudável para evitar o aparecimento de manchas, acne e até rugas. Pois, não é novidade que a dieta desempenha um papel fundamental na saúde da pele, do intestino e na forma como você combate a inflamação do organismo.
Assim, na lista de alimentos amigos da pele, estão os anti-inflamatórios ricos em probióticos, incluindo ervas e especiarias, peixe gordo rico em ômega-3, verduras, vegetais coloridos e alimentos ricos em zinco, como ostras e carne escura de aves orgânicas.
Porém, há três grupos de alimentos específicos que se deve evitar quando o objetivo é melhorar a pele. Confira:
Frituras
Batatas fritas, anéis de cebola e companhia podem ser alguns dos principais culpados quando se trata de oleosidade, acne e eczema. Mas, por que isso? Alimentos inadequadamente preparados (como frituras) podem causar inflamação no corpo, e as pessoas que sofrem de problemas com a pele precisam diminuir especificamente a inflamação. Contudo, embora cada um tenha diferentes sensibilidades e alergias alimentares, frituras tendem a ter um efeito inflamatório em todos. Também, os restaurantes fritam alimentos em óleos vegetais hidrogenados e danificados, ricos em radicais livres. Esses radicais livres danificam as células e causam inflamação.
Leia também: Cuidados dermatológicos que quem malha deve ter
Laticínios
Muitas pessoas sentem os resultados de sua incapacidade de digerir e tolerar laticínios na pele, literalmente. Portanto, aqueles que são intolerantes à lactose podem experimentar problemas no tecido dérmico como uma reação alérgica ao leite, manteiga ou queijo. Além disso, os laticínios modernos contêm vitaminas sintéticas, hormônios do crescimento e açúcar – tudo o que causa inflamação.
Glúten
Por fim, o famoso glúten pode ser o motivo pelo qual você não consegue melhorar a pele. Trata-se de uma proteína altamente reativa encontrada no trigo e em outros grãos. Muitas pessoas são sensíveis a alimentos com glúten. E, um estudo no European Journal of Dermatology descobriu que a intolerância ao glúten – mesmo para aqueles sem doença celíaca – pode ser uma das principais causas de doenças e problemas de pele.
Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo