Mel de cacau: o que é, propriedades e utilizações

Alimentação Bem-estar
27 de Maio, 2022
Mel de cacau: o que é, propriedades e utilizações

Você já ouviu falar no mel de cacau? Trata-se de um líquido espesso e claro que leva esse nome porque é extraído do fruto cacau, e adocicado como o mel de abelha. O que o torna uma boa opção para os veganos, que não consomem produtos de origem animal, ou para quem tem alergia a itens apícolas. Por isso, saiba mais sobre ele:

Leia também: A fruta escureceu? Veja dicas fáceis para evitar a oxidação

Como o mel de cacau é feito?

Seu processo de fabricação é um pouco parecido com o do próprio chocolate, mas com menos etapas. Ele começa com as sementes do cacau, uma fruta muito abundante no Brasil e em países da América Latina e da África.

Quando a fruta já está madura, suas sementes são retiradas e colocadas para fermentar. Nessa fase, então, as amêndoas adquirem as características mais complexas do chocolate. Depois, uma prensa mecânica a frio processa os frutos, que extrai o mel de cacau — um líquido translúcido, espesso (lembra um licor na textura), adocicado e um tanto ácido.

Por ser altamente perecível, o transporte do líquido se torna um pouco mais complicado, o que pode encarecer o produto em algumas regiões do Brasil (ele é produzido, sobretudo, do sul da Bahia).

Vale destacar que a comercialização do mel de cacau é relativamente nova. Ela vem do processamento do cacau para a produção de chocolate — antigamente, descartava-se a casca, a polpa e o mel. Somente a partir de 2013, os produtores começaram a perceber o valor comercial desses resíduos orgânicos.

Leia também: 5 erros que muita gente comete ao preparar e beber chás

Benefícios do mel de cacau

Um copo de mel de cacau (200 ml) carrega aproximadamente 136 calorias e 33 g de carboidratos (o que o torna uma excelente fonte de energia para o pré-treino).

Além disso, ele é rico em vitamina C, ou seja, tem ação antioxidante; magnésio, mineral importante para regular a função nervosa, aliviar dores musculares, prevenir a osteoporose, aliviar a azia e controlar os níveis de açúcar no sangue; e zinco, componente essencial na produção de mais de 200 enzimas.

Por isso, o mel de cacau pode ser uma ótima alternativa para quem não consome o mel de abelha (veganos e alérgicos, por exemplo). Sem contar que é mais ecológico, uma vez que diminui o desperdício na fabricação de chocolates.

Como usar?

Podemos usar o líquido para adoçar sucos, frutas, iogurtes, sobremesas e drinks. Além disso, pode fazer parte de sobremesas no lugar do açúcar — as que não vão ao fogo, uma vez que o alimento é facilmente desnaturado no calor.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais