Ácido salicílico: o que é e como usá-lo na rotina de skincare?

Beleza Bem-estar
29 de Março, 2022
Ácido salicílico: o que é e como usá-lo na rotina de skincare?

No mundo do skincare é muito comum surgirem novas substâncias o tempo inteiro. E dentre tantos ácidos novos que servem para diferentes funções, o ácido salicílico é um daqueles que tem se tornado cada vez mais populares. 

O que é? 

O ácido salicílico vem da salacina, uma substância anti-inflamatória encontrada na casca dos salgueiros. Hoje, ela é produzida sinteticamente em larga escala e cai na categoria dos beta-hidroxiácidos (BHA). 

O que esse ácido faz é promover a esfoliação suave da pele e a redução do processo inflamatório, causando uma leve descamação – por isso, é tão conhecido por pessoas com pele acneica, já que reduz a produção de sebo, as imperfeições geradas pela acne, desobstrui os poros e ainda melhora a textura da pele. 

Leia também: Ácido mandélico: como usar o ativo queridinho do peeling químico

Por que usar a substância? 

Bom, mais importante do que entender o que o ácido faz, é essencial saber o porquê dele ser tão importante para a pele com acne. Basicamente, uma espinha é uma pápula que está infectada e inflamada por conta da proliferação excessiva da glândula sebácea. 

Ou seja, como uma espinha é um conjunto de sebo e células mortas, a partir do momento que aplicamos uma substância que diminui a produção sebácea e ajuda na eliminação dessas células, é comum que as espinhas sequem.  

Além disso, se a pele é oleosa, o ácido salicílico também vai ajudar, já que diminui a produção de oleosidade, diminui a proliferação de bactérias causadoras de acne e espinhas e ainda melhora o processo inflamatório local. 

Outro ponto positivo: como esse ácido é um ótimo esfoliante, ele também atua nas linhas finas, ou seja, nas rugas. Ao remover as células mortas e colaborar para a renovação celular, a substância estimula a produção de colágeno. O resultado é uma pele mais uniforme. 

Como usar o ácido salicílico? 

O primeiro passo é tomar cuidado. Afinal, essa é uma substância ótima, porém abrasiva, o que significa que peles sensíveis podem não se adaptar bem a ela. Em todos os casos é importante fazer um teste do toque, aplicar um pouquinho do produto próximo da dobra do cotovelo e observar por 24 horas. Em caso de irritação, vermelhidão ou coceira, suspenda o uso. 

Outro ponto vital: consultar um dermatologista antes de investir em um produto com ácido por livre e espontânea vontade. Dessa forma, só um profissional vai saber informar exatamente qual tipo de ácido, em qual concentração, e a frequência de uso ideal para dar os resultados esperados. 

Por fim, vale ainda começar usando produtos com ácido salicílico em dias alternados para, depois de algumas semanas, optar pelo uso diário.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas