Mel de cacau: o que é, propriedades e utilizações
Você já ouviu falar no mel de cacau? Trata-se de um líquido espesso e claro que leva esse nome porque é extraído do fruto cacau, e adocicado como o mel de abelha. O que o torna uma boa opção para os veganos, que não consomem produtos de origem animal, ou para quem tem alergia a itens apícolas. Por isso, saiba mais sobre ele:
Leia também: A fruta escureceu? Veja dicas fáceis para evitar a oxidação
Como o mel de cacau é feito?
Seu processo de fabricação é um pouco parecido com o do próprio chocolate, mas com menos etapas. Ele começa com as sementes do cacau, uma fruta muito abundante no Brasil e em países da América Latina e da África.
Quando a fruta já está madura, suas sementes são retiradas e colocadas para fermentar. Nessa fase, então, as amêndoas adquirem as características mais complexas do chocolate. Depois, uma prensa mecânica a frio processa os frutos, que extrai o mel de cacau — um líquido translúcido, espesso (lembra um licor na textura), adocicado e um tanto ácido.
Por ser altamente perecível, o transporte do líquido se torna um pouco mais complicado, o que pode encarecer o produto em algumas regiões do Brasil (ele é produzido, sobretudo, do sul da Bahia).
Vale destacar que a comercialização do mel de cacau é relativamente nova. Ela vem do processamento do cacau para a produção de chocolate — antigamente, descartava-se a casca, a polpa e o mel. Somente a partir de 2013, os produtores começaram a perceber o valor comercial desses resíduos orgânicos.
Leia também: 5 erros que muita gente comete ao preparar e beber chás
Benefícios do mel de cacau
Um copo de mel de cacau (200 ml) carrega aproximadamente 136 calorias e 33 g de carboidratos (o que o torna uma excelente fonte de energia para o pré-treino).
Além disso, ele é rico em vitamina C, ou seja, tem ação antioxidante; magnésio, mineral importante para regular a função nervosa, aliviar dores musculares, prevenir a osteoporose, aliviar a azia e controlar os níveis de açúcar no sangue; e zinco, componente essencial na produção de mais de 200 enzimas.
Por isso, o mel de cacau pode ser uma ótima alternativa para quem não consome o mel de abelha (veganos e alérgicos, por exemplo). Sem contar que é mais ecológico, uma vez que diminui o desperdício na fabricação de chocolates.
Como usar?
Podemos usar o líquido para adoçar sucos, frutas, iogurtes, sobremesas e drinks. Além disso, pode fazer parte de sobremesas no lugar do açúcar — as que não vão ao fogo, uma vez que o alimento é facilmente desnaturado no calor.