Medicina culinária: O que é e como pode beneficiar a saúde

Alimentação Bem-estar
12 de Março, 2021
Medicina culinária: O que é e como pode beneficiar a saúde

A medicina culinária é a ideia que liga a prática de cozinhar à saúde. Ou seja, é o encontro entre a ciência da medicina com a arte da culinária. Basicamente, acredita-se que saber cozinhar, mesmo que os pratos mais simples, pode ser ótimo para a saúde física e mental. Essa ideia se popularizou principalmente nas três últimas décadas, de acordo com um estudo realizado na Califórnia, Estados Unidos.

Como aplicar a medicina culinária no dia a dia

A princípio, esse pensamento tem como objetivo ajudar pessoas a melhorarem sua saúde ao fazerem melhores escolhas no que diz respeito à sua alimentação. Ou seja, a ideia é que, no dia a dia, alimentos mais saudáveis se tornem prioridade.

Dessa forma, é possível prevenir doenças e inflamações no corpo ou ao menos aliviar seus sintomas. Além disso, uma alimentação mais saudável aumenta a qualidade de vida e o bem-estar. Ou seja, a saúde mental também se beneficia.

Não só, a medicina culinária não promove uma dieta específica, pois considera que nem toda forma de alimentação funciona para todos. Por isso, é preciso prestar maior atenção aos alimentos ingeridos e como cada um deles impacta o corpo. Dessa maneira, será possível fazer melhores escolhas alimentares no futuro. Essa também é uma boa forma de conhecer mais a si mesmo e seus gostos.

  • Reduza o consumo de alimentos não-naturais
  • Opte por cozinhar mais em casa
  • Dê preferência aos alimentos orgânicos
  • Diga não ao terrorismo nutricional

Leia mais: Motivos para cozinhar mais em casa

Benefícios da medicina culinária

Cozinhar pode ser terapêutico

Essa linha de pensamento incentiva cozinhar mais em casa. Ou seja, é preferível preparar suas próprias refeições em vez de comer fora com grande frequência. Assim, é benéfico para a saúde física, pois ao preparar sua própria comida é mais fácil saber o que exatamente está comendo. Não só, cozinhar em casa é bom para a saúde mental, pois ajuda a aliviar o estresse.

Fortalece a imunidade

Ao dar preferência aos alimentos naturais e orgânicos, há redução do consumo de ingredientes como os conservantes, aromatizantes e os corantes. Isso beneficia a saúde e principalmente a imunidade.

Leia também: Conservantes, corantes e aromatizantes: O que são quais os prejuízos à saúde

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros