Medicina culinária: O que é e como pode beneficiar a saúde
A medicina culinária é a ideia que liga a prática de cozinhar à saúde. Ou seja, é o encontro entre a ciência da medicina com a arte da culinária. Basicamente, acredita-se que saber cozinhar, mesmo que os pratos mais simples, pode ser ótimo para a saúde física e mental. Essa ideia se popularizou principalmente nas três últimas décadas, de acordo com um estudo realizado na Califórnia, Estados Unidos.
Como aplicar a medicina culinária no dia a dia
A princípio, esse pensamento tem como objetivo ajudar pessoas a melhorarem sua saúde ao fazerem melhores escolhas no que diz respeito à sua alimentação. Ou seja, a ideia é que, no dia a dia, alimentos mais saudáveis se tornem prioridade.
Dessa forma, é possível prevenir doenças e inflamações no corpo ou ao menos aliviar seus sintomas. Além disso, uma alimentação mais saudável aumenta a qualidade de vida e o bem-estar. Ou seja, a saúde mental também se beneficia.
Não só, a medicina culinária não promove uma dieta específica, pois considera que nem toda forma de alimentação funciona para todos. Por isso, é preciso prestar maior atenção aos alimentos ingeridos e como cada um deles impacta o corpo. Dessa maneira, será possível fazer melhores escolhas alimentares no futuro. Essa também é uma boa forma de conhecer mais a si mesmo e seus gostos.
- Reduza o consumo de alimentos não-naturais
- Opte por cozinhar mais em casa
- Dê preferência aos alimentos orgânicos
- Diga não ao terrorismo nutricional
Leia mais: Motivos para cozinhar mais em casa
Benefícios da medicina culinária
Cozinhar pode ser terapêutico
Essa linha de pensamento incentiva cozinhar mais em casa. Ou seja, é preferível preparar suas próprias refeições em vez de comer fora com grande frequência. Assim, é benéfico para a saúde física, pois ao preparar sua própria comida é mais fácil saber o que exatamente está comendo. Não só, cozinhar em casa é bom para a saúde mental, pois ajuda a aliviar o estresse.
Fortalece a imunidade
Ao dar preferência aos alimentos naturais e orgânicos, há redução do consumo de ingredientes como os conservantes, aromatizantes e os corantes. Isso beneficia a saúde e principalmente a imunidade.
Leia também: Conservantes, corantes e aromatizantes: O que são quais os prejuízos à saúde