Como evitar que a marmita fique “azeda” com o calor?

Alimentação Bem-estar
15 de Março, 2024
Como evitar que a marmita fique “azeda” com o calor?

Durante a semana, diversos estados brasileiros viram as temperaturas subirem cada vez mais – e a tendência é que essa nova onda de calor extremo continue pelos próximos dias. O clima quente pode afetar a nossa rotina de várias maneiras, mas para quem é adepto da marmita no trabalho, surge uma preocupação a mais: como evitar que a comida fique “azeda”? Confira, a seguir, algumas dicas essenciais para manter os alimentos fresquinhos até a hora de consumir:

1 – Nada de marmita azeda: evite certos ingredientes

Existem alimentos que estragam com mais facilidade, principalmente quando submetidos a altas temperaturas. Por isso, nos dias mais quentes, evite receitas que levam ovos crus ou malcozidos (como maionese), molhos com iogurte fresco (ou outro laticínio) e peixes ou frutos do mar (especialmente crus).

Além disso, o arroz pronto pode até durar alguns dias na geladeira, mas ele tende a estragar rapidamente no calor. Então, prepare porções menores e com mais frequência durante a semana – e priorize o que estiver mais fresco para colocar na marmita.

Lembrando que frutas como a banana são extremamente sensíveis, e podem ficar escuras e “passadas” em pouco tempo. Maçã, mexerica e laranja são opções melhores, uma vez que estão protegidas pelas cascas.

2 – Temperar a salada só na hora de consumir

Esse truque vale para todos os momentos: coloque o tempero da salada em um pote separado das folhas, e tempere somente na hora de consumir. A prática evita que o sal e o limão desidratem as folhas e deixem tudo murcho.

Outra alternativa é optar por vegetais e hortaliças que são mais resistentes a altas temperaturas, como cenoura ralada, beterraba ralada, repolho e milho cozido.

Leia também: Marmita de salada, como a de Cesar Tralli, é perfeita para o verão!

3 – Invista em uma boa lancheira

Onde você transporta a marmita também faz toda a diferença com relação à conservação. Em vez de colocar direto na mochila, invista em uma bolsinha térmica. Se o trajeto for muito longo, acrescente placas de gel congeladas (ou gelos de silicone). Desse modo, os alimentos ficarão resfriados por mais tempo.

E não esqueça: assim que chegar ao escritório, guarde tudo na geladeira.

6 – Capriche na higienização

A comida geralmente estraga por dois motivos principais: calor e manipulação inadequada dos alimentos. Por isso, lembre-se de higienizar corretamente todos os ingredientes antes de prepará-los, manter boas práticas de higiene na cozinha e limpar bem todos os recipientes.

Leia também: Marmita fria: Ideias deliciosas que não precisam ser aquecidas

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva