Maneiras diferentes de usar azeite de oliva

13 de dezembro, 2019

O azeite de oliva é um alimento que deve estar no cardápio de quem quer uma vida mais saudável. Se for consumido de forma moderada e em uma dieta balanceada, ele pode ajudar a evitar a formação de gordura na região abdominal, segundo um estudo da Associação Americana de Diabetes.

Leia também: Azeite de oliva e seus benefícios

Conheça maneiras diferentes de usar azeite de oliva e inclua esse produto no seu dia a dia.

Salada de frutas

Dê um toque especial na sua salada de frutas e finalize com uma mistura de azeite e calda de laranja! Escolha as frutas de sua preferência e regue a salada com azeite e raspas de laranja. 

Iorgurte

A combinação de iogurte com azeite pode fazer parte dos seus lanches entre as refeições. Iogurte natural, pepino, azeite e ervas, com esses ingredientes você pode preparar um prato muito saboroso. 

Sorvete com azeite de oliva

Para ficarem na textura adequada, os sorvetes precisam de gordura e o azeite é uma ótima alternativa. Além de poder estar presente no preparo, você também pode torná-lo protagonista e preparar um sorvete sabor azeite de oliva. Assim, essa combinação pode parecer inusitada, mas é deliciosa.

Queijos

Combine alguns tipos de queijo, em especial os duros, como o parmesão ou pecorino com um fio de azeite. Você também pode moer pimenta fresca por cima desses ingredientes. Outra forma muito saborosa de usá-lo é deixando um tipo de queijo mergulhado em azeite e ervas. 

Cuidados com a pele

O azeite pode ser um grande aliado dos seus cuidados com a pele, já que ele possui diversas propriedades hidratantes. Com isso, você pode usá-lo para hidratar os fios do cabelo e até como removedor de maquiagem. 

Conserva em azeite de oliva

A conserva em azeite é uma forma diferente de adicionar sabor aos seus pratos. Assim, você pode conservar uma infinidade de ingredientes, de legumes à proteínas. Mas é importante que o azeite usado seja de primeira qualidade para essa técnica dar certo.

Confit

Prepare legumes confitados realçe o sabor desses ingredientes. O confit é a técnica de cocção de alimentos em gordura, em baixa temperatura e cozimento lento. Tomate, cenoura, alho, cebola e brócolis são ótimas opções.

Sobre o autor

Lorena Rocha
Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí