Longan: Conheça os benefícios do olho de dragão
Longan é uma fruta também conhecida como olho de dragão devido ao seu formato e aparência exótica. Ela é bastante usada para fins medicinais em outros países, principalmente no continente asiático.
No Brasil, a produção ainda é pequena. Ela é cultivada na região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo. Além de nutritiva, essa é uma fruta também muito versátil. Suas propriedades (e também sua aparência) são parecidas com as da lichia, mas o sabor lembra o melão, bem doce.
Benefícios de consumir longan
Combate a prisão de ventre
Excelente fonte de fibras, ajuda no funcionamento intestinal. Sendo assim, previne ou combate a constipação. Dessa forma, é possível aliviar também o inchaço abdominal decorrente da prisão de ventre.
Sono mais relaxante
Longan ajuda a promover um sono mais relaxante e calmo. Portanto, é possível que a fruta também ajude a aliviar sintomas de estresse e da ansiedade.
Leia também: Chás que ajudam a dormir: As melhores opções
Ajuda a prevenir a anemia
Essa é uma fruta rica não apenas em vitaminas, fibras e antioxidantes, mas também em minerais, inclusive o ferro. O ferro é um mineral essencial para a saúde do sangue e ajuda a evitar o diagnóstico de anemia.
Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha
Ajuda no tratamento de resfriados
Além de contribuir para o fortalecimento da imunidade, pode ajudar no tratamento de resfriados. Basicamente, devido às suas propriedades antivirais, ela não apenas previne gripes e resfriados, mas pode também aliviar seus sintomas.
Melhora a aparência da pele
A vitamina de sua composição oferece mais saúde para a pele, deixando-a com um aspecto mais saudável. Além disso, a fruta retarda o envelhecimento precoce, pois contém vitamina C em abundância. Essa vitamina faz com que a produção do colágeno aumente, o que deixa a pele mais firme e lisa.
Já sua ação antioxidante promove a remoção dos radicais livres do organismo, o que ajuda a reduzir manchas e as rugas.