Lipidograma: O que é e para que serve o exame?

Saúde
28 de Dezembro, 2021
Lipidograma: O que é e para que serve o exame?

Também chamado de perfil lipídico, o lipidograma tem a finalidade de mensurar os níveis de gordura em nosso sangue, como HDL, LDL, VLDL, colesterol total e triglicérides. Todos esses tipos de gordura (lipídio) devem estar em equilíbrio para evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O lipidograma faz parte do check-up médico, o qual devemos fazer com regularidade (de uma a duas vezes por ano ou de acordo com a recomendação médica). Além disso, o exame pode ser feito para monitorar os níveis lipídicos durante um tratamento de controle ou de alguma doença relacionada.

Qual a importância e como é feito o lipidograma?

Com o aumento de casos de doenças do coração e do sistema vascular, como AVC, trombose venosa, aterosclerose e infarto, esse exame é essencial para avaliar a probabilidade de desenvolver problemas do gênero. Os resultados são avaliados em conjunto com outros exames e fatores de risco (histórico familiar, por exemplo) para o fechamento do diagnóstico.

Dessa forma, o exame é bem simples e feito por meio de coleta de sangue, geralmente em jejum de 8 a 12 horas.

Leia também: Saiba como usar a compressa quente para o alívio da dor

Indicadores do lipidograma

Embora só um médico tenha competência para interpretar o laudo e seus indicadores, há alguns valores médios aconselhados pela maioria das Sociedades de Cardiologia e Endocrinologia:

  • Triglicérides: menos de 150 mg/dL;
  • Colesterol total: menor que 200 mg/dL;
  • HDL (colesterol “bom”): ideal 60 mg/dL ou acima;
  • LDL (colesterol “ruim”): abaixo de 100 mg/dL é considerado ideal; se o indivíduo estiver com os níveis entre 100 mg/dL e 129 mg/dL, é igualmente saudável. Porém, acima desse limite é sinônimo de alerta.

As metas de LDL podem ser muito mais rígidas a depender do histórico pessoal do indivíduo, como a presença de infarto ou AVC prévios, comorbidades como hipertensão, diabetes e tabagismo, e presença de hipercolesterolemias familiares.

Leia também: Ômega-3 para gestantes e lactantes: Conheça os benefícios

Como manter os indicadores saudáveis?

Para evitar possíveis doenças cardiovasculares e outros problemas como o diabetes, não há muito segredo: levar uma vida saudável e ativa, além de controlar a alimentação são as principais recomendações para manter a qualidade de vida. Contudo, caso haja algum tipo de doença, o médico prescreverá um tratamento com medicamentos para controlar os níveis do colesterol. Ademais, em paralelo, serão feitos exames para acompanhar a evolução do tratamento, como o perfil lipídico.

Fonte: Barbara Scalon Magro, médica endocrinologista da clínica Care Club.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show