Linha nigra: o que é e quando ela surge durante a gravidez

Gravidez e maternidade Saúde
26 de Maio, 2022
Linha nigra: o que é e quando ela surge durante a gravidez

A jornada da maternidade é única para cada mulher, o que significa que as mudanças físicas não são iguais para todas. A linha nigra mostra isso ao passo que nem todas as gestantes irão vê-la aparecer no seu corpo conforme a barriga for crescendo para acomodar o bebê.

Como o próprio nome já explica à mãe, ela é um traço que pode se formar do umbigo para cima bem como para baixo. Há também as gestantes que presenciam o traçado por todo o meio da barriga.

Ao passo que a marca vai surgindo, algumas figuras maternas podem ficar preocupadas com o seu significado. No entanto, ela não passa de um reflexo das oscilações hormonais comuns neste período.

Leia mais: Barriga dura na gravidez: O que significa?

A linha nigra é mais comum em que fase da gestação?

De acordo com a obstetriz Mariana Betioli, especialista em saúde íntima, a linha nigra tende a surgir a partir do quinto mês da gestação e há uma explicação fisiológica para isso.

“É quando os efeitos acumulados do estrogênio e da progesterona induzem o aumento da produção de melatonina”, contextualiza a especialista. Logo, pode acontecer uma hiperpigmentação da pele e como resultando surgir a linha nigra.

Mariana também ressalta que esse escurecimento não acontece apenas na região abdominal. A aréola dos seios e a parte genital também podem ficar mais pigmentadas durante a gestação.

Leia mais: Estrias na gravidez: Entenda por que elas surgem

O que é preciso fazer para a marca sumir

Os cuidados com a pele durante a gravidez costumam fazer com que experenciar os nove meses seja mais gostoso. Afinal, a hidratação e a nutrição diminuem o processo inflamatório do estiramento da pele, inclusive reduzindo a coceira ocasionada pelas estrias deste período.  

O uso de hidratantes e óleos também costumam ser bons aliados à pele após o parto. No entanto, não há nada a ser feito para que a linha nigra desapareça mais rápido. Segundo a obstetriz, a marca pode começar a ficar mais clara depois do parto. Contudo, a tendência é que ela leve alguns meses para desaparecer completamente e o processo é natural.

Fonte: Mariana Betioli, obstetriz, especialista em saúde íntima e CEO da Inciclo.

Leia também:

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo

Chá de folha de mamão e dengue
Saúde

Chá de folha de mamão e dengue: é falso que bebida combate a doença

Não existem evidências científicas de que a bebida possui propriedades medicinais no tratamento da doença

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança