Leite com mel: Existem vantagens na combinação?
Beber leite com mel não é incomum, mas será que existem vantagens nessa combinação? A mistura clássica é conhecida por ser calmante e reconfortante – perfeita para ser ingerida antes de dormir.
Além de saborosa, é rica nas propriedades dos dois ingredientes. Portanto, é repleta de proteínas, vitaminas e antioxidantes provenientes tanto do leite quanto do mel.
Benefícios do leite com mel
Melhora a qualidade do sono
A combinação possui efeito calmante e, por isso, promove a melhor qualidade do sono. A partir de um estudo promovido pela Universidade de Ciências Médicas, no Irã, foi comprovado o potencial em promover um sono mais calmo e profundo. Ainda, a mesma pesquisa demonstrou que tanto o leite quanto o mel, mesmo que separadamente, são responsáveis por isso, mas quando misturados têm esse efeito potencializado.
Leia mais: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono
Ajuda no fortalecimento dos ossos
Não é novidade que o leite é excelente para a saúde dos ossos devido à grande quantidade de cálcio que possui. Quando misturado ao mel, pode ser melhor ainda, pois o mel promove a melhor absorção do cálcio, além de conter grande potencial anti-inflamatório e antioxidante.
Leia também: Leite fortalece os ossos?
Protege a saúde do coração
Leite com mel também beneficia a saúde cardiovascular, protegendo a saúde do coração ao reduzir o nível de colesterol e a pressão arterial, especialmente por conter grande quantidade de potássio.
Leia mais: Alimentos que protegem o coração
Cuidados no consumo
Apesar de promover tantos benefícios, a mistura é contraindicada nos seguintes casos:
- Deve ser evitada por pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas ao leite;
- Essa não é uma bebida que pode fazer parte de uma dieta vegana;
- Em dietas para perda de peso, a bebida deve ser evitada ou consumida em pequena quantidade pois é bastante calórica;
- Embora o mel tenha propriedades de saúde, é rico em açúcar e calorias.
- O mel também é inadequado para crianças menores de 12 meses de idade, pois contém bactérias que podem contribuir para o botulismo infantil, uma condição séria e potencialmente fatal;
- O consumo de laticínios também pode estar associado a um risco maior de certas doenças da pele, incluindo acne, rosácea e eczema.
Leia também: Dieta sem lactose: O que é, como fazer e cardápio