Lavagem nasal melhora sono de crianças, aponta estudo

Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono
30 de Março, 2023
Lavagem nasal melhora sono de crianças, aponta estudo

A lavagem nasal pode trazer inúmeros benefícios para as crianças, incluindo a melhora do sono dos pequenos. Foi o que concluiu um estudo publicado recentemente na revista científica Jama Pediatrics.

Lavagem nasal melhora sono de crianças: como funcionou o estudo

Para chegar à conclusão, os cientistas acompanharam 276 meninos e meninas que roncavam ou tinham algum problema respiratório na hora de dormir. Os especialistas, então, testaram diferentes métodos para aliviar os incômodos dos pequenos, de modo que eles pudessem ter noites mais reparadoras.

Assim, foram selecionados diferentes tipos de sprays nasais – os pais deveriam fazer a lavagem uma vez por dia, durante seis semanas consecutivas. Como resultado, descobriu-se que aqueles feitos com soro fisiológico foram capazes de aliviar os sintomas de 40% das crianças.

“Uma grande proporção de crianças que roncam e têm dificuldades respiratórias pode ser tratada com sucesso por seu pediatra, usando seis semanas de spray salino intranasal como tratamento”, disse a professora Kirsten Perrett, que participou da pesquisa. “Isso aumentaria a qualidade de vida dessas crianças, reduziria a carga nos serviços especializados, diminuiria o tempo de espera da cirurgia de retirada das amígdalas e diminuiria os custos hospitalares.”

Leia também: Viih Tube faz “tour” pelo corpo e mostra pele na gravidez

O que é a lavagem nasal?

Mais do que ajudar no tratamento de doenças respiratórias, a lavagem nasal infantil é um recurso importante na prevenção contra elas. Isso porque a técnica melhora a respiração dos pequenos, além de auxiliar na remoção de agentes nocivos inalados diariamente.

No geral, recomenda-se que a lavagem seja feita duas vezes por dia quando o intuito é proteger a criança de doenças respiratórias. No entanto, se ela já estiver doente e com congestão nasal, por exemplo, indica-se a lavagem nasal de quatro a seis vezes por dia para tratamento.

O jato de soro fisiológico pode ser proporcionado por uma seringa ou até mesmo por sprays. Ademais, a quantidade utilizada varia:

  • Crianças pequenas (até três anos): de dois a três mililitros por narina;
  • Crianças maiores: de cinco a seis mililitros por narina;
  • Adultos: de dez a 20 mililitros por narina.

Lembrando que o sono de qualidade para crianças e adolescentes é essencial para recuperar o corpo e a mente. Isso porque o organismo precisa de descanso para recompor as energias.

Além disso, dormir bem ajuda no desenvolvimento intelectual e motor das crianças, especialmente no aprendizado. Através do sono, é possível organizar pensamentos e lembrar o que aprendemos durante o dia.

Referência: Effectiveness of Intranasal Mometasone Furoate vs Saline for Sleep-Disordered Breathing in Children

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia