Participante do BBB acha larva na comida. Faz mal ingerir?
Recentemente, o participante do BBB 23 Cara de Sapato protagonizou uma cena para lá de inusitada. Durante uma refeição, ele encontrou uma larva em seu prato de comida, o que causou repulsa nele e na sister Bruna Griphao.
Assim que avistou o bichinho, o lutador de jiu-jitsu cuspiu o que estava mastigando e descartou os alimentos no lixo. O que deixou muita gente em dúvida: será que isso poderia trazer alguma consequência negativa para a saúde?
Encontrar larva na comida faz mal?
De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença. Para você ter uma ideia, a larva encontrada em farinhas tornou-se o primeiro inseto considerado alimento para a União Europeia em 2021, mas diversas culturas ao redor do mundo já consomem esse bichinho há milhares de anos.
No caso da ingestão de larvas de moscas, por exemplo, o próprio trato gastrointestinal as neutraliza durante a digestão. Contudo, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem provocar a chamada miíase, uma infecção na qual vivem sob a pele, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Leia também: Fred Nicácio enche café de açúcar. Como tomar sem adoçar?
Poréns
No entanto, a coisa pode não ser tão simples quanto parece. Além do enjoo e até dos vômitos provocados pela repulsa em descobrir uma larva na comida, esses organismos podem indicar que o alimento em si não foi bem higienizado, conservado e/ou armazenado, e é aí que mora o perigo.
Isso porque, nesses casos, pode ocorrer também a presença de micro-organismos (ou seja, bichinhos que a gente não consegue enxergar) realmente prejudiciais para a saúde humana. Exemplos são vermes, bactérias, vírus e fungos. Esses sim são capazes de gerar infecções, intoxicações alimentares e parasitoses.
Ou seja, é preciso manter todos os cuidados com a higiene dos alimentos que você for consumir. Caso contrário, poderão surgir as inofensivas larvinhas de moscas, mas também outros seres indesejáveis e maléficos para o seu corpo. Na dúvida, o correto é fazer como o brother, e descartar a refeição.
Frutas, folhas e vegetais, que geralmente são consumidos crus, precisam ser lavados em água corrente. Em seguida, recomenda-se deixá-los de molho em água clorada (1L de água + 2 colheres de sopa de hipoclorito de sódio 1%) por alguns minutos. Por fim, lembre-se de lavá-los em água corrente novamente para eliminar os resquícios do produto.