Lareira: existe perigo? Como evitar acidentes?
Com a chegada do frio, as procuras para manter o ambiente bem quente vão além dos edredons e muitas roupas. Por isso, a lareira se torna uma opção para quem busca investir nesse conforto. Contudo, uma dúvida que preocupa é se o item é perigoso e como evitar acidentes com a lareira.
Leia também: Por que é importante tirar os sapatos ao entrar em casa?
Fumaça
Dois modelos populares no mercado são as lareiras comuns, alimentadas pela queima de madeira, ou também a lareira ecológica, que funciona com álcool em combustão. Enquanto a ecológica não precisa de fumaça, basta apenas ficar em ambiente arejado, a lareira comum precisa de uma chaminé para a liberação da fumaça causada pela queima.
Essa fumaça pode, sim, trazer riscos à saúde. A queima libera substâncias presentes na madeira e toxinas, como cianeto e monóxido de carbono. Assim, elas podem acabar causando inflamações das vias aéreas, além de outras doenças mais graves se for usada frequentemente.
Cuidados com a lareira
É claro que, como precisa de fogo, é extremamente necessário ter precaução na hora de acender o item. Outra observação é sempre verificar se a fumaça está subindo para a chaminé ou para as janelas. Ela não pode invadir o ambiente.
Sempre use a lenha seca, pois a madeira molhada não queima inteiramente. Além disso, sempre faça um projeto com profissional especializado, como um engenheiro civil e arquiteto. A chaminé não pode ser muito longa e muito estreita.
Não deixe produtos químicos ou materiais inflamáveis perto da lareira. Eles podem aquecer e liberar toxinas perigosas, além de também gerar a chance de incêndio. Por fim, não coloque muita lenha, isso eleva o nível do fogo. Evite acender a lareira comum com álcool, pois pode deixar o fogo muito alto e perigoso.
Leia também: Plantas para perfumar a casa e seus benefícios para a saúde
Como evitar acidentes
Primeiramente, jamais deixe o acendedor, fósforo ou isqueiro perto de crianças. Coloque-os sempre em lugares altos e seguros, para não haver risco de queimaduras.
As lareiras comuns costumam ser sempre na sala, por isso, coloque também uma proteção com fechadura para abrir. Assim, garante a segurança do local, especialmente se houver crianças.
No caso das lareiras ecológicas, elas podem ser transportadas com facilidade e postas em diversos ambientes da casa. Então, quando estiver sem uso, guarde em local seguro.
Por fim, uma dica importante é não dormir com a lareira acesa, seja ela ecológica ou comum. O fogo pode acabar aumentando e sem supervisão, gerar um incêndio ou asfixia em quem está no ambiente.