Laranja kinkan: Conheça os benefícios da fruta cítrica

Alimentação Bem-estar
21 de Maio, 2020
Laranja kinkan: Conheça os benefícios da fruta cítrica

A laranja kinkan, também chamada de mini laranja e kumquat, é uma laranja pequena e sabor mais doce em comparação com outros tipos, apesar de ainda ser considerada uma fruta cítrica. Além disso, sua casca também é mais fina e comestível. Muito rica em vitamina C, consumir essa laranja pode ser excelente para a saúde, especialmente para a imunidade. 

Não muito maior que uma uva, a laranja kinkan é nativa da China. Mas, hoje é plantada em diversas partes do mundo e se adapta especialmente bem em climas quentes, como o do Cerrado brasileiro. 

Leia mais: Frutas cítricas: O que são e quais os benefícios

Laranja kinkan: Benefícios da mini laranja

laranja kinkan

Fortalece a imunidade

Devido à enorme quantidade de vitamina C, essa laranja pequena é excelente para a imunidade. Ou seja, 100 gramas dessa laranja contém o equivalente a 73% da quantidade de vitamina C que um adulto deve consumir diariamente. Portanto, adicionar a pequena fruta à dieta poderá trazer muitos benefícios para a saúde.

Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja 

Combate a constipação

Nem só de vitamina C compõe-se a laranja kinkan: sua quantidade de fibras também chama a atenção. Assim, em 100 gramas da fruta há cerca de 7 gramas de fibras. Contudo, as fibras são importantes para a saúde por diversos motivos, e um deles é a melhora do funcionamento intestinal. Basicamente, uma dieta rica em fibras é essencial para evitar a constipação (prisão de ventre), além de ajudar no emagrecimento, proteger a saúde cardiovascular e prevenir doenças como diabetes

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Protege a saúde do coração

A fruta é rica em ômega 3, um tipo de ácido graxo essencial, ou seja, não é naturalmente produzido pelo organismo. Por isso, deve ser adquirido pela alimentação. No organismo, o ômega-3 ajuda a melhor controlar o nível de colesterol e reduz o risco de problemas como a hipertensão e outros.

Prevenção de doenças crônicas 

Muitas doenças crônicas como Alzheimer e certos tipos de câncer são provocadas em parte pela ação de radicais livres no organismo. Pois, os radicais livres provocam o estresse oxidativo, processo inflamatório que acarreta na formação de tumores e na ocorrência dessas doenças. Nesse sentido, a laranja kinkan, por conter antioxidantes e promover natural ação anti-inflamatória, pode ajudar a prevenir esse processo.

Leia também: Conheça o nutriente que pode prevenir o Alzheimer

Laranja kinkan: Como consumir

  • In natura;
  • Saladas de frutas;
  • Desidratada;
  • Doces e sobremesas diversas;
  • Por fim, também é possível consumir suas sementes.

Leia também: Suco de laranja é saudável?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer