Kani-kama é saudável? Saiba mais sobre o alimento

Alimentação Bem-estar
01 de Setembro, 2023
Kani-kama é saudável? Saiba mais sobre o alimento

Se você gosta de comida japonesa, já deve ter experimentado o kani-kama. Trata-se de um alimento branco e alaranjado (ou rosa) em formato de palito. Geralmente é consumido cru, em saladas ou sushis, e muita gente acha que ele leva exclusivamente carne de caranguejo. Mas não é bem assim, sabia?

O que é o kani-kama?

Na verdade, a base do alimento leva o nome de surimi, uma carne processada que contém diversos frutos do mar (incluindo o caranguejo), polpa de peixe branco, amido, clara de ovo e outros ingredientes. Algumas marcas incluem também corantes e conservantes para melhorar o sabor e aumentar o prazo de validade.

Leia também: Comida japonesa: Melhores escolhas para não sair da dieta

É saudável?

Por isso, o kani-kama faz parte dos alimentos ultraprocessados. Na verdade, muitas pessoas o chamam de “salsicha do mar” por conta da quantidade de aditivos químicos acrescentada à receita.

Mesmo assim, ele geralmente é baixo em calorias, gorduras e carboidratos, além de oferecer proteínas, vitamina B12 e selênio. Confira a composição nutricional de 100g do produto:

  • 80 calorias;
  • 0g de carboidratos;
  • 10,g de proteínas;
  • 0,3g de gorduras;
  • 0g de fibras;
  • 0g de sódio.

Parece bastante equilibrado, não é mesmo? Por isso, o kani é uma boa opção para incluir no cardápio de vez em quando – apenas lembre-se que os seus benefícios podem ser limitados em comparação com fontes naturais de proteínas, como os peixes e os frutos do mar. Uma alternativa é observar bem o rótulo do produto, optando por marcas com menos corantes e conservantes.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia