Kani-kama é saudável? Saiba mais sobre o alimento
Se você gosta de comida japonesa, já deve ter experimentado o kani-kama. Trata-se de um alimento branco e alaranjado (ou rosa) em formato de palito. Geralmente é consumido cru, em saladas ou sushis, e muita gente acha que ele leva exclusivamente carne de caranguejo. Mas não é bem assim, sabia?
O que é o kani-kama?
Na verdade, a base do alimento leva o nome de surimi, uma carne processada que contém diversos frutos do mar (incluindo o caranguejo), polpa de peixe branco, amido, clara de ovo e outros ingredientes. Algumas marcas incluem também corantes e conservantes para melhorar o sabor e aumentar o prazo de validade.
Leia também: Comida japonesa: Melhores escolhas para não sair da dieta
É saudável?
Por isso, o kani-kama faz parte dos alimentos ultraprocessados. Na verdade, muitas pessoas o chamam de “salsicha do mar” por conta da quantidade de aditivos químicos acrescentada à receita.
Mesmo assim, ele geralmente é baixo em calorias, gorduras e carboidratos, além de oferecer proteínas, vitamina B12 e selênio. Confira a composição nutricional de 100g do produto:
- 80 calorias;
- 0g de carboidratos;
- 10,g de proteínas;
- 0,3g de gorduras;
- 0g de fibras;
- 0g de sódio.
Parece bastante equilibrado, não é mesmo? Por isso, o kani é uma boa opção para incluir no cardápio de vez em quando – apenas lembre-se que os seus benefícios podem ser limitados em comparação com fontes naturais de proteínas, como os peixes e os frutos do mar. Uma alternativa é observar bem o rótulo do produto, optando por marcas com menos corantes e conservantes.