Kamut: O que é, propriedades e benefícios
O kamut, também conhecido como trigo de Khorasan, é um grão de sabor similar ao das nozes. Trata-se de uma variedade de cultivo do trigo totalmente natural e alheia a quaisquer alterações genéticas. É regra: é sempre 100% orgânico.
Em princípio, esse é um trigo da alta qualidade e configura-se como um grão ancestral, muito encontrado especialmente no Irã. Os grãos ancestrais são cereais plantados e colhidos da mesma forma há milhares de anos. Os mais comuns são quinoa, amaranto, chia, espelta, painço, sorgo e teff.
Além disso, seus grãos chegam a ter o dobro do tamanho do grão do trigo convencional.
Leia mais: O que são grãos ancestrais?
Propriedades do kamut
O kamut é rico em diversas propriedades, como proteínas, fibras, diversas vitaminas, bem como antioxidantes. Não só, há abundância de minerais como o zinco, o magnésio, o selênio, entre outros.
Leia também: 4 minerais que ajudam a turbinar os efeitos do treino
Benefícios do kamut
Previne diversas doenças
Abundante em minerais e vitaminas diversos, é preventivo de muitas doenças. Assim sendo, seus carotenoides, também muito presentes na cenoura, tal qual os compostos fenólicos possuem potencial antioxidante. Ou seja, isso beneficia a imunidade do organismo.
Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade
Melhora do funcionamento intestinal
Fonte de fibras, auxilia na melhora do sistema digestório e na saúde da flora intestinal.
Leia também: 10 alimentos ricos em fibras
Abundância de minerais
Ademais, o kamut é rico em minerais. Alguns desses são, especialmente, o selênio e o manganês. O primeiro, protege o corpo de diversas doenças inflamatórias que vêm com a idade. Já o segundo, age como um antioxidante no organismo, certamente ótimo para a saúde.
Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão
Fonte de proteína
Também, é excelente fonte de proteína vegetal. Com certeza, importante para quem pretende ganhar massa magra e não quer comer produtos de origem animal. Não só, isso garante a saúde dos ossos e dos músculos do corpo.
Leia também: 4 maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne