Jaracatiá: Propriedades e benefícios da fruta brasileira
A jaracatiá é uma fruta natural da Mata Atlântica, e especialmente comum nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. A árvore e a fruta são também conhecidas por nomes como mamoeiro-bravo, mamoeiro-do-mato, mamãozinho e mamuí.
De cor laranja e formato similar ao do mamão papaya por fora, por dentro se assemelha ao maracujá. Ainda, suas propriedades principais são basicamente as vitaminas que a compõem.
De sabor levemente azedo, é especialmente rica em vitamina C – cada 100 gramas da fruta apresentam 34 mg do nutriente.
Só recentemente a fruta, qualificada com uma PANC (plantas alimentícias não convencionais) voltou a ser valorizado pela ciência como fonte de nutrientes, possibilidade curativa e como objeto de resgate da cultura tradicional do Brasil.
Benefícios da jaracatiá
Fortalece a imunidade
A vitamina C um dos principais nutrientes da fruta, aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo. Assim, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo menos suscetível a doenças.
Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade
Melhora o funcionamento intestinal
Ainda, por ser também fonte de fibras, a fruta promove a melhora do funcionamento intestinal. Portanto, ajuda na perda de peso e a combater a sensação de inchaço.
Sua abundância em fibras é surpreendente: 100 g de jaracatiá fornecem 17,6% das necessidades diárias de fibras.
Ajuda a desintoxicar
O jaracatiá é fonte clorofila, substância importante para a desintoxicação do organismo. Assim, ela ajuda a eliminar as impurezas e a purificar o fígado. Por isso, preparar sucos detox usando essa fruta é uma boa aposta.
Controla o colesterol
As fibras da fruta são ótimas para controlar os níveis de colesterol. Ou seja, a substância ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).
Faz bem aos olhos
O jaracatiá contém betacaroteno, carotenoides, luteína e zeaxantina, que beneficiam a saúde dos olhos e contribuem para uma boa visão.