Jantar cedo ajuda a emagrecer. Saiba mais

Alimentação Bem-estar
15 de Junho, 2020
Jantar cedo ajuda a emagrecer. Saiba mais

Se alguém já te indicou jantar cedo para evitar o ganho de peso, saiba que não é lenda urbana. O horário da última refeição do dia influencia sim na balança. Assim como dormir mais cedo, a prática promove diversos benefícios à saúde, e o emagrecimento é um deles.

Basicamente, o jantar é uma das três principais refeições do dia, junto ao café da manhã e o almoço. Da mesma maneira que devemos prestar atenção aos alimentos que consumimos, também precisamos nos atentar aos horários, especialmente no caso do jantar. 

Qual é o melhor horário para jantar? 

Não existe regra. Mas, a recomendação de muitos nutricionistas e profissionais de saúde é que o jantar deve acontecer pelo menos três horas antes de ir para a cama. Assim, há um largo intervalo de tempo entre a última refeição do dia e a hora de dormir, facilitando a digestão e proporcionando um sono mais tranquilo.

Benefícios de jantar cedo

Ajuda no emagrecimento

O hábito de jantar cedo é associado ao emagrecimento, principalmente entre as pessoas que praticam o jejum Intermitente. Além disso, pode ajudar a induzir o corpo à cetogênese: quando organismo adquire sua energia a partir da gordura corporal em vez de carboidrato.

Leia mais: Emagrecer: O que não comer antes de dormir

Maior qualidade do sono

Comer muito próximo ao horário de dormir pode ser prejudicial de várias formas, especialmente em relação ao sono, que pode ser perturbado pela proximidade da refeição. Portanto, jantar cedo renderá um sono mais calmo e relaxante, além disso ajudará a evitar problemas como indigestão, azia e refluxo.

Protege a saúde do coração

Principalmente para pessoas que sofrem de diabetes, problemas na tireoide (hipo e hipertireoidismo) e predisposição à doenças cardiovasculares, jantar cedo (e uma refeição mais leve) é uma boa ideia. Pois, ir para a cama logo após comer pode prejudicar a pressão arterial, causar retenção de líquido e inchaço.

Estômago saudável

Além da azia, uma sensação de queimação no peito, outro efeito de se alimentar perto do horário de dormir pode ser a ocorrência de refluxo gastroesofágico. O refluxo acontece quando o ácido do estômago “sobe” pelo esôfago, comumente provocando ânsia de vômito. Os sintomas dessa condição incluem queimação no peito, que geralmente ocorre depois de comer e piora ao deitar.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes