Jaca: Benefícios e propriedades da nutritiva fruta
Você conhece os benefícios da jaca? A jaca é o fruto da jaqueira, árvore originária da Índia. Trazida para o Brasil há alguns séculos, é muito querida pelos vegetarianos e veganos, por ser muito utilizada no lugar de carnes em receitas.
Muito nutritiva, é fonte de fibras, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente B2 (riboflavina) e B5 (niacina).
O teor calórico é de, em média, 88 calorias pra cada 100 gramas. O consumo mais comum da fruta é in natura. Mas, pode ser ingerida em saladas de frutas, compotas, xarope, geleias, cristalizada e em doces diversos.
Benefícios da jaca
Fonte de sais minerais e vitaminas
A jaca é um fruto rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Desse modo, seu consumo é muito benéfico para a saúde.
O cálcio, bem como o fósforo, possui grande importância no estabelecimento do equilíbrio. Além disso, o cálcio participa de processos como a contração muscular, a liberação de hormônios e a coagulação do sangue. Portanto, a jaca pode ser grande aliada de atletas e praticantes de esportes!
Leia mais: Dieta das frutas: O que é e como fazer
Extremamente versátil
Ainda mais, por ser um fruta muito viscosa, sua polpa pode ser utilizada de maneiras muito diversas. Dessa forma, tornou-se a queridinha dos vegetarianos e veganos.
- Substitui a carne (daí a famosa “carne de jaca”)
- Preparação de doces e geleias
- Sucos
- Saladas de frutas
- Chips crocantes
Ademais, não só a polpa pode ser utilizada, mas sua semente também. As sementes da jaca, quando secas e desidratadas, podem ser um ótimo petisco. Assim, são ótimas fontes de fibras e carboidrato.
Leia também: Vegano e vegetariano: Qual a diferença?
Tabela nutricional da jaca (100g)
- Calorias: 88
- Carboidratos: 22,5 g
- Proteínas: 1,4 g
- Gorduras: 0,6 g
- Fibras: 2,5 g
- Cálcio: 11,3 mg
- Fósforo: 13,9 mg
- Magnésio: 40 mg
Leia também: Alimentos da moda: Frutas e vegetais candidatos a virar tendência