Dieta das frutas: O que é e como fazer

Alimentação Bem-estar
23 de Setembro, 2019
Dieta das frutas: O que é e como fazer

A dieta das frutas, também chamada de frutariana, é uma dieta vegana altamente restritiva. Exclui todos os produtos de origem animal, incluindo laticínios. 

As pessoas que seguem este programa se alimentam principalmente com frutas in natura. Legumes, frutas secas, oleaginosas e sementes também podem ser consumidos, mas com moderação.

Outros tipos de alimentos, como grãos e tubérculos, são severamente limitados ou eliminados completamente.Já cozidos de qualquer tipo, incluindo frutas cozidas, são proibidos. 

Não existe uma maneira específica de fazer a dieta das frutas. Alguns frutarianos, por exemplo, não comem sementes, porque elas têm a capacidade de se tornar plantas vivas.

Quais os benefícios da dieta das frutas?

Não há regras rígidas a serem seguidas, portanto, você poderá adaptar a dieta das frutas às suas necessidades nutricionais específicas. 

Limitar a ingestão de frutas a 50% e adicionar fontes de proteínas, como nozes ou suplementos aprovados por vegetarianos, pode ajudar a equilibrar os déficits nutricionais inerentes a essa metodologia. 

Quando ingeridas com moderação, frutas podem ser uma parte muito saudável de uma dieta nutritiva. Alguns benefícios incluem:

  • As frutas contêm fibras, o que pode ajudar a diminuir o colesterol e incentivar os movimentos intestinais regulares. Maçã, pêra, amora e framboesa são exemplos ricos em fibras.
  • Laranja e morango são exemplos de frutas que contêm muita vitamina C. Isso ajuda a manter os dentes e as gengivas saudáveis. A vitamina C também fortalece o sistema imunológico.
  • Banana, goiaba, melão e manga são exemplos com maior teor de potássio. O potássio pode ajudar a manter uma pressão sanguínea saudável e regular o equilíbrio de fluidos no corpo.
  • Laranja e frutas tropicais, como manga, são ricas em folato. Isso pode ajudar o corpo a produzir glóbulos vermelhos. O folato também apoia o desenvolvimento fetal saudável. 
  • Frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, que limitam a produção de radicais livres, protegem a pele e combatem doenças.

Leia também: Crononutrição: Qual alimento funciona melhor em cada horário do dia

Riscos

Fazer a dieta das frutas pode trazer muitos riscos, portanto, converse com seu médico sobre suas intenções. Diversos nutrientes vitais para a saúde geral estão ausentes em uma dieta baseada em frutas. Isso inclui:

  • Proteína
  • Gordura
  • Cálcio
  • Vitamina B
  • Ômega-3

Devido à natureza altamente restritiva da dieta, a desnutrição é uma preocupação significativa. 

O corpo pode até entrar no modo de fome. Isto significa que o metabolismo irá abrandar à medida que tenta manter as suas reservas nutricionais e conservar energia.

Também é possível desenvolver anemia, fadiga e um sistema imunológico debilitado. Com o tempo, a falta de cálcio pode levar à osteoporose.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

atividades físicas para combater a depressão
Bem-estar Equilíbrio Movimento

Melhores atividades físicas para combater a depressão, segundo estudo

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença.

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.