Infiltração em casa: riscos, causas e como conter

Bem-estar Casa
08 de Junho, 2022
Infiltração em casa: riscos, causas e como conter

Para quem está buscando um novo lar e para quem tem o próprio, é sempre recomendado olhar bem o imóvel para garantir que tudo esteja certo. Mas alguns problemas podem acabar ficando escondidos, gerando bastante dor de cabeça para quem convive no ambiente depois. É o caso da infiltração em casa.

As manchas nem sempre ficam tão visíveis. Ao buscar por um novo ambiente, por exemplo, é necessário olhar bem todos os cantinhos do local para se certificar de que ele está livre da infiltração. Esse problema é muito comum e pode aparecer nas paredes, teto e chão dos imóveis. 

Leia também: Acender vela em casa piora problemas respiratórios?

Quais os riscos da infiltração em casa?

Muitas pessoas deixam as paredes com infiltração e não se preocupam, entretanto, isso pode gerar sérios problemas para a saúde. A infiltração pode causar bolor e mofo no imóvel, prejudicando, especialmente, quem tem problemas respiratórios. 

A situação pode piorar a sinusite, bronquite, rinite e asma. Por fim, ela também causa irritação nos olhos e na garganta, tosse, dor de cabeça e espirros. Sendo assim, não basta apenas tratar a doença. É preciso eliminar esse foco de umidade para uma melhoria maior na saúde.

Causas

A infiltração acontece em imóveis que estão em contato constante com a umidade. O acúmulo de água nos cômodos é um grande aliado dessa questão. O que causa a infiltração: 

  • Tubulações hidráulicas vazando. Aqui, esse vazamento pode acontecer por instalação mal feita ou também danos causados pelo tempo de uso. Acontece, principalmente, no banheiro e cozinha;
  • Falta de manutenção ou quebra de telhas. Com as chuvas, a água entra para os cômodos da casa e deixa as paredes, teto e chão úmidos; 
  • Vazamento de calhas de chuva também leva umidade para dentro e fora da casa. É preciso se manter atento! 
  • Falta de impermeabilização antes de instalação de revestimentos;
  • Umidade vinda de casas ou terrenos vizinhos; 
  • Chuva na parte externa do imóvel e que atinja paredes com rachaduras; 
  • Caixa d’água mal instalada. 

Como identificar e conter uma infiltração em casa?

No geral, a infiltração é marcada por manchas escuras ou também descamação da tinta de paredes. Assim, ela podem inchar as paredes, teto ou piso. Então, vale a pena checar os cômodos de casa! 

Para acabar com a infiltração, primeiramente, é preciso identificar de onde vem a umidade do local. Então, dependendo do caso, pode-se resolver facilmente (em caso de telhas quebradas) ou se estiver na parede, piso ou teto, é preciso contratar um profissional para identificar corretamente. 

Assim, tubulações são substituídas por outras novas. Dessa forma, a bagunça pode ser grande, pois é preciso quebrar as paredes ou piso para resolver o problema. Lembre-se sempre de impermeabilizar esses locais para não ter problemas com a infiltração em casa. 

Leia também: Dicas de como decorar a casa a favor da saúde mental

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela