Infiltração em casa: riscos, causas e como conter
Para quem está buscando um novo lar e para quem tem o próprio, é sempre recomendado olhar bem o imóvel para garantir que tudo esteja certo. Mas alguns problemas podem acabar ficando escondidos, gerando bastante dor de cabeça para quem convive no ambiente depois. É o caso da infiltração em casa.
As manchas nem sempre ficam tão visíveis. Ao buscar por um novo ambiente, por exemplo, é necessário olhar bem todos os cantinhos do local para se certificar de que ele está livre da infiltração. Esse problema é muito comum e pode aparecer nas paredes, teto e chão dos imóveis.
Leia também: Acender vela em casa piora problemas respiratórios?
Quais os riscos da infiltração em casa?
Muitas pessoas deixam as paredes com infiltração e não se preocupam, entretanto, isso pode gerar sérios problemas para a saúde. A infiltração pode causar bolor e mofo no imóvel, prejudicando, especialmente, quem tem problemas respiratórios.
A situação pode piorar a sinusite, bronquite, rinite e asma. Por fim, ela também causa irritação nos olhos e na garganta, tosse, dor de cabeça e espirros. Sendo assim, não basta apenas tratar a doença. É preciso eliminar esse foco de umidade para uma melhoria maior na saúde.
Causas
A infiltração acontece em imóveis que estão em contato constante com a umidade. O acúmulo de água nos cômodos é um grande aliado dessa questão. O que causa a infiltração:
- Tubulações hidráulicas vazando. Aqui, esse vazamento pode acontecer por instalação mal feita ou também danos causados pelo tempo de uso. Acontece, principalmente, no banheiro e cozinha;
- Falta de manutenção ou quebra de telhas. Com as chuvas, a água entra para os cômodos da casa e deixa as paredes, teto e chão úmidos;
- Vazamento de calhas de chuva também leva umidade para dentro e fora da casa. É preciso se manter atento!
- Falta de impermeabilização antes de instalação de revestimentos;
- Umidade vinda de casas ou terrenos vizinhos;
- Chuva na parte externa do imóvel e que atinja paredes com rachaduras;
- Caixa d’água mal instalada.
Como identificar e conter uma infiltração em casa?
No geral, a infiltração é marcada por manchas escuras ou também descamação da tinta de paredes. Assim, ela podem inchar as paredes, teto ou piso. Então, vale a pena checar os cômodos de casa!
Para acabar com a infiltração, primeiramente, é preciso identificar de onde vem a umidade do local. Então, dependendo do caso, pode-se resolver facilmente (em caso de telhas quebradas) ou se estiver na parede, piso ou teto, é preciso contratar um profissional para identificar corretamente.
Assim, tubulações são substituídas por outras novas. Dessa forma, a bagunça pode ser grande, pois é preciso quebrar as paredes ou piso para resolver o problema. Lembre-se sempre de impermeabilizar esses locais para não ter problemas com a infiltração em casa.
Leia também: Dicas de como decorar a casa a favor da saúde mental