Idosos que bebem chá podem sofrer menos de depressão

Bem-estar Equilíbrio
20 de Janeiro, 2020
Idosos que bebem chá podem sofrer menos de depressão

A depressão é comum entre os idosos, com 7% das pessoas com mais de 60 anos relatando “transtorno depressivo maior” ao redor do mundo. Porém, idosos que bebem chá podem ter uma chance menor de desenvolver essa condição.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura e da Universidade Fudan, em Xangai encontrou uma ligação estatisticamente significativa entre ingerir regularmente a bebida e níveis mais baixos de depressão em pessoas mais velhas.

Leia também: Como uma dieta saudável pode reduzir a depressão

Como foi conduzida a pesquisa

Para construir a relação entre os idosos que bebem chá e o transtorno mental, os pesquisadores consideraram hábitos de vida e detalhes da saúde. Incluindo tabagismo, consumo de álcool, atividades diárias, nível de função cognitiva, e grau de envolvimento social. 

Assim, os especialistas analisaram os dados de 13 mil indivíduos que participaram da Pesquisa Saudável e Longevidade Chinesa (CLHLS) entre 2005 e 2014. Em seguida, descobriram uma ligação entre beber chá e relatos mais baixos de quadros depressivos.

Leia também: Como yoga ajuda a combater ansiedade e depressão

Além disso, os dados também sugeriram que os benefícios de beber chá são mais fortes para homens de 65 a 79 anos.

Dessa forma, a ciência está explorando novos dados sobre o consumo de chá, e coletando dados de diferentes tipos da bebida. Como o chá verde, chá preto e chá oolong, para que eles possam ver qual tipo realmente funciona para aliviar os sintomas de depressão.

Vale ressaltar que o melhor tratamento para a depressão é com especialistas, como psicólogos e psiquiatras, que o auxiliarão da melhor forma para lidar com este transtorno.

Quando e como tomar chá

Não existem regras definidas, mas o recomendável por especialistas é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.  

Já para conservá-lo, dê preferência a garrafas em vidro, térmica ou mesmo o aço inox. O plástico ou alumínio não devem ser usados.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!