Hirsutismo: saiba mais sobre o crescimento excessivo de pelos em mulheres

Beleza Bem-estar Saúde
09 de Março, 2022
Hirsutismo: saiba mais sobre o crescimento excessivo de pelos em mulheres

O hirsutismo consiste no crescimento excessivo de pelos no corpo feminino. O problema se manifesta em uma parcela pequena das mulheres — cerca de 10% — e pode abalar a autoestima. A princípio, os pelos são grossos e crescem em áreas predominantemente masculinas, como a região da barba, glúteos, acima dos lábios superiores, costeletas e ao redor dos mamilos. Embora a condição em si não seja prejudicial, é sinal de que algo não vai bem no corpo feminino.

Veja também: Ácido tranexâmico: o que é, para que serve e como usar

Quais são as causas do hirsutismo?

De acordo com Claudia Chang, pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP e Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a principal causa é hormonal. Nas mulheres, os hormônios masculinos são formados principalmente nos ovários e nas adrenais (ou suprarrenais). “Quando há determinadas disfunções nestes dois órgãos, pode haver crescimento exagerado de pelos mais grossos”, esclarece a especialista.

Por isso, a maioria das mulheres que sofre com hirsutismo também é portadora da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). O distúrbio aumenta a produção dos hormônios sexuais masculinos e provoca múltiplos cistos no ovário. Os principais sintomas da SOP são irregularidade menstrual, infertilidade, resistência à insulina, diabetes e obesidade.

Antes de mais nada, procure um médico endocrinologista para avaliar se você possui hirsutismo. O acompanhamento profissional é a melhor resposta para possíveis dúvidas de diagnóstico, pois são feitos exames e análises pertinentes ao caso.

Outras razões que levam ao hirsutismo

Além da Síndrome do Ovário Policístico, o hirsutismo é um sinal de outros tipos de doença. Veja quais.

  • Síndrome de Cushing: aumento do níveis do hormônio cortisol pelo uso de hormônios sintéticos. A causa da doença pode estar ligada a distúrbios nas glândulas adrenais, suprarrenais ou na hipófise.
  • Menopausa: é comum que esse período traga desconfortos engatilhados por alterações hormonais.
  • Uso de medicamentos: de acordo com Chang, o hirsutismo pode ser uma reação a medicamentos para endometriose, doenças da tireoide, depressão, artrite reumatoide etc.
  • Obesidade e sobrepeso: o ganho excessivo de peso provoca o desequilíbrio de diversas funções, inclusive as hormonais.
  • Hereditariedade: fatores genéticos podem ser responsáveis pelo excesso de pelos grossos. Neste caso, as mulheres podem menstruar normalmente e não apresentam alterações no ciclo menstrual e ovulatório.

Tratamento

Quando há alteração hormonal, é prescrito o uso de contraceptivos orais e medicações que amenizam a ação do hormônio masculino. Além disso, é recomendada a retirada dos pelos. De acordo com o dermatologista Renato Pazzini, a mulher pode optar por métodos temporários, como o uso de cera, ou semipermanentes, como luz pulsada e laser. “O laser costuma ser um método doloroso e são necessárias múltiplas sessões. Normalmente, após o tratamento, é preciso ainda manutenções para garantir os resultados”, pontua Pazzini.

Fontes: Claudia Chang, pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP e Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Renato Pazzini, dermatologista pela USP, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Fellow em Dermatopatologia pelo Hospital Mount Sinai, em Nova York (EUA), e pelo Hospital Karolinska, em Estocolmo (Suécia).

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva