Halloween saudável: 5 receitas divertidas que cabem na dieta

Alimentação Bem-estar
27 de Outubro, 2023
Halloween saudável: 5 receitas divertidas que cabem na dieta

O Halloween ou Dia das Bruxas é celebrado no dia 31 de outubro em quase todo o mundo, e, como toda festa temática, tem alimentos típicos. Os mais tradicionais são os doces em diversos formatos, biscoitos, pirulitos, balas e chocolates, por exemplo. De acordo com a nutricionista Renata Guirau, é possível manter a tradição da data com comidas e bebidas mais saudáveis. “É possível fazer um halloween criativo com um cardápio saudável e balanceado, e divertir as crianças”, afirma.

Leia mais: 3 receitas de doces fit para o Halloween!

Dicas para um halloween saudável

Antes de mais nada, Renata explica que os biscoitos podem ser feitos em casa, com produtos naturais e integrais, e decorados em vários formatos. Por exemplo, fantasmas, gato preto, dentes de vampiro, dedo de bruxa e outros itens típicos da data. “Para isso, é necessário o uso de forminhas e corantes alimentícios para fazer a decoração”, diz.

Além disso, outra dica da nutricionista é fazer docinhos, como brigadeiro ou trufas, com um pouco de chocolate amargo na mistura. Assim, eles ficam mais saudáveis e podem se transformar em aranhas ou outros insetos, colocando palitinhos de chocolate para fazer as perninhas. “Frutas, como maçã e pera, por exemplo, também podem ser “fantasiadas” com desenhos em suas cascas, que são comestíveis”.

Por outro lado, pipocas coloridas de verde, laranja ou preto também fazem sucesso. “Para conseguir o efeito, basta estourar o milho em manteiga derretida e misturar a corante alimentício da cor que desejar”, ensina a especialista.

E, como em toda festa de bruxa, não podem faltar as abóboras imitando um rosto aterrorizante. Nesse caso, a sugestão de Renata é rechear o vegetal com guacamole para ser consumido com chips de legumes ou palitinhos de cenoura. Uma dica para encantar ainda mais as crianças é usar as miniabóboras na decoração.

5 receitas divertidas para ter um halloween saudável

A nutricionista ensina cinco receitas para compor o cardápio da festa que vão alegrar e divertir a criançada e ainda contribuir para um Dia das Bruxas saudável.

Miniabóboras com guacamole

Ingredientes 

  • 1 abacate médio amassado;
  • Suco de 1 limão;
  • 2 tomates;
  • 1 cebola roxa;
  • Azeite, coentro, sal e pimenta a gosto;
  • 6 miniabóboras.

Modo de preparo

Primeiramente, faça o guacamole. Para isso, corte todos os ingredientes em pedaços pequenos, junte em um recipiente e misture bem. Faça, então, as abóboras. Antes de mais nada, corte uma tampa nas miniabóboras. Faça cortes em sua lateral no formato de um rosto. Leve para assar por aproximadamente 45 minutos. Após assadas, retire as sementes e a polpa, abrindo espaço para o recheio. Recheie com o guacamole e sirva acompanhado de chips de legumes ou palitinhos de cenoura.

Massa para biscoito

halloween saudável

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 100g de manteiga;
  • 1 xícara de açúcar cristal;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de café de fermento em pó.

Modo de preparo

Antes de mais nada, peneire a farinha. Então, misture com o fermento, a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha, mexendo a mistura com as mãos. Em seguida, acrescente o ovo e amasse bem, até que ele se incorpore à massa. Cubra e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Depois, faça pequenas porções da massa e abra com um rolo. Use cortadores do formato que preferir para dar a forma final. Leve para assar em assadeira coberta por papel-manteiga por 20 a 30 minutos. Por fim, decore com chocolate derretido ou calda para sorvete.

Drinque drácula

Ingredientes

  • 200ml de água com gás;
  • 100ml de suco de uva integral;
  • Suco de ½ limão siciliano;
  • 1 dentadura de gelatina.

Modo de preparo

Primeiramente, adicione os líquidos em uma taça e misture delicadamente. Finalize adicionando a dentadura de gelatina e sirva em seguida.

Pizza de aranha

Ingredientes

  • 4 rodelas de berinjela;
  • 4 colheres de sopa de molho de tomate;
  • 4 colheres de sopa de muçarela ralada;
  • Orégano a gosto e azeitonas pretas para decorar.

Modo de preparo

Use as rodelas de berinjela como base da pizza. Então, adicione o molho de tomate e, em seguida, a muçarela. Finalize com o orégano. Corte as azeitonas em pedaços mais longos e outros mais redondos para formar o corpinho e a cabeça da aranha. Depois, corte outras em rodelas menores para fazer as patinhas. Sobre a muçarela, monte as aranhas. Por fim, leve ao forno por aproximadamente 30 minutos e sirva em seguida.

Halloween saudável: Monstro de pimentão recheado

Ingredientes

  • 4 pimentões amarelos;
  • 4 colheres de sopa de carne moída refogada;
  • 4 colheres de sopa de espinafre picadinho;
  • 4 colheres de sopa de brócolis picadinho. Além disso, ele deve estar refogado;
  • 8 colheres de sopa de creme de ricota.

Modo de preparo

Primeiramente, faça uma pastinha com a carne moída, o espinafre, o brócolis e o creme de ricota. Então, corte uma tampa na parte do talo dos pimentões para fazer uma abertura. Em uma das laterais dos pimentões, faça cortes com a ponta de uma faca no formato de triângulos, simulando olhos e nariz típicos de decoração de Halloween. Em seguida, acrescente uma porção do recheio em cada pimentão e leve para assar por cerca de 30 minutos. Por fim, sirva.

Fonte: Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!