Hábitos dos japoneses para manter o corpo saudável

Bem-estar Saúde
09 de Outubro, 2023
Hábitos dos japoneses para manter o corpo saudável

O Japão é um país conhecido por concentrar uma população saudável. Isso se deve, em parte, aos hábitos dos japoneses, que tendem a ser bastante equilibrados.

De acordo com o Ministério da Saúde e Nutrição do Japão, a taxa de obesidade do país é de apenas 3,5% – número muito menor que o de lugares como Estados Unidos (33,6%) e Reino Unido (26%).

E quando falamos de uma província específica, os índices são ainda mais animadores. Okinawa, que abrange mais de 150 ilhas na zona marítima do Japão, abriga uma das populações mais longevas do mundo. Por conta disso, é considerada uma zona azul.

É claro que a ciência já sabe que a genética tem o seu papel nessa história. Contudo, também é sabido que o que a gente faz no dia a dia pode ser até mais importante do que a herança biológica que nossos pais deixam para nós.

Leia também: Vida saudável e ativa na terceira idade: como conquistá-la?

Por isso, quais são os segredos dos japoneses? Confira cinco costumes de Okinawa que podem contribuir para uma vida mais longa e feliz:

Hábitos dos japoneses para manter o corpo saudável

1 – Alimentação natural

Na província japonesa, a alimentação é baseada em itens in natura e de fácil digestão. Industrializados, ingredientes químicos e ultraprocessados são raros no cardápio. Por outro lado, são priorizados alimentos como batata-doce, tofu, nabo, arroz, legumes, chás, peixes e frutos do mar.

2 – Hara Hachi Bu

Hara Hachi Bu é um ensinamento que as pessoas por lá seguem à risca. O método fala em parar de comer quando você está 80% saciado. Isso porque o cérebro demora um certo tempo para processar sensações de fome e saciedade. Então, ao fazer o Hara Hachi Bu, você evita comer mais do que o necessário.

3 – Movimento o tempo todo

Apesar de poucos frequentarem a academia, pouca gente é considerada sedentária. Isso porque eles estão, a todo momento, praticando atividades que exigem do corpo de forma leve ou moderada.

Os japoneses de Okinawa caminham pelas ilhas, alongam o corpo, praticam ioga, trabalham em plantações, sobem montanhas… E amam a jardinagem! O meio de transporte mais usado por lá é a bicicleta.

4 – Controle do estresse

Por ser um local mais afastado de grandes cidades e centros urbanos, a vida na província japonesa tende a ser mais pacata. Desse modo, a população tem níveis de estresse mais baixos do que o restante do país.

Outro fato que contribui para a característica são os rituais e as tradições, muito respeitados por lá. Consumo de chás e meditação são alguns exemplos.

5 – Hábitos dos japoneses: ikigai

Quase todo mundo em Okinawa tem um “ikigai” para chamar de seu. Trata-se de um propósito maior, ou seja, algo que te faz levantar da cama e ser otimista todos os dias. Por isso, muitos têm uma abordagem mais leve e positiva da vida.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado