Gymnema silvestre: O que é, propriedades e benefícios

20 de fevereiro, 2020

A gymnema silvestre, também chamada apenas de gymnema, é uma planta nativa das regiões tropicais da Índia, mais conhecida por seus diversos usos medicinais e forte ação diurética.

De uso tradicional na Medicina Indiana (Ayuverdica), tem sido considerada há muitos anos uma opção alternativa ao tratamento do diabetes. Entretanto, a gymnema é mais comumente associada a propriedades adstringente (de limpeza), tônica, estimulante e diurética. Não só, ela é também relacionada à regulação glicêmica no sangue. 

Assim, a gymnema é capaz de absorver o açúcar do intestino e aumentar a quantidade de insulina no corpo. Além disso, pode inibir sintomas de tosse, combater prisão de ventre.

Benefícios da gymnema silvestre 

Portanto, é certo que a planta medicinal é rica em benefícios diversos para a saúde do organismo. Ainda que seus efeitos reais ainda sejam parcialmente incertos, um estudo feito por cientistas da Universidade de Yeungnam, na Índia, comprovou o potencial anti-diabético da planta. Entre outros benefícios, a planta também foi cientificamente associada ao controle da obesidade

Ainda, outros possíveis benefícios são:

  • Previne a vontade de doce
  • Diminui o nível de açúcar no sangue
  • Promove a produção de insulina
  • Protege a saúde do coração
  • Facilita o emagrecimento
  • Combate o inchaço e a retenção hídrica

Leia também: Como baixar o excesso de açúcar no sangue

Como consumir

Essencialmente, a planta é mais consumida na forma de chá, mas também é possível encontrar seu óleo essencial à venda em lojas de produtos naturais. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo