Guayusa: Saiba o que é e conheça os benefícios
A guayusa é uma planta típica da Amazônia, encontrada principalmente no Equador. Há muitos séculos que os povos nativos da região conhecem e se beneficiam com ela.
A bebida feita a partir da erva está ganhando mais popularidade a cada dia, visto que suas propriedades são riquíssimas.
Seu potencial medicinal é imenso. Em sua composição, contém cafeína e teobromina, um poderoso estimulante também encontrado no chocolate.
Entretanto, sua propriedade que mais chama atenção é seu poder antioxidante. Ainda, a planta ajuda na absorção de nutrientes no corpo e está ligada à melhora do humor.
Benefícios da Guayusa
Melhora a concentração
Por ser fortemente estimulante, a planta melhora a função cerebral e, assim, ajuda na concentração. Portanto, age de forma similar ao café.
Leia mais: Dicas para melhorar a concentração
Previne o envelhecimento precoce da pele
Abundante em antioxidantes, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
Controla o açúcar no sangue
Acredita-se que a planta ajuda no controle do nível de açúcar no sangue. Quando excessivamente alto, o nível de açúcar sanguíneo está diretamente ligado à ocorrência de diabetes tipo 2. Assim, pode também beneficiar o emagrecimento.
Leia mais: Como o nível de açúcar no sangue afeta a fome
Como consumir
Seu uso mais comum é em forma de chá, feito a partir de suas folhas secas. Não só, também pode ser encontrado em forma de óleo e em cápsulas para suplementação.
Riscos do consumo de guayusa
A princípio, o consumo da planta amazônica é seguro e, em geral, não há contraindicações. Entretanto, é recomendado que não haja exagero em sua ingestão, de modo que, por ser rica em cafeína, pode causar insônia, ansiedade e estresse. Por isso, recomenda-se moderação.