Guandu: Conheça a nutritiva variedade de feijão
O guandu, também chamado de andu, é um tipo de feijão de cor verde (por isso pode ser confundido com a ervilha) e que é menos popular que outras variedades da leguminosa, como o feijão carioca e o feijão preto. Apesar de não ser tão comumente incluído na alimentação da maioria das pessoas, o é nutritivo e pode ser usado no preparo de diversas receitas.
Benefícios do feijão guandu
Ajuda no ganho de massa magra
Fonte de proteínas, é uma excelente adição para a dieta de quem pretende ganhar massa magra, ou seja, para quem tem a hipertrofia como objetivo. Além de trabalhar a favor do ganho de massa muscular, ajuda na manutenção da saúde dos músculos, bem como dos ossos, entre outras funções que a proteína cumpre no organismo.
Combate a anemia
Além das proteínas, há grande presença de ferro na composição do guandu. O ferro é um dos minerais mais importantes para a saúde do organismo e, em especial, é essencial para a saúde do sangue. Por isso, quando há deficiência de ferro costuma haver o diagnóstico de anemia.
Leia mais: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento
Ajuda na digestão
O feijão é também é uma rica fonte de fibras que promovem uma prolongada sensação de saciedade, bem como facilitam a digestão. Ou seja, consumir a leguminosa ajudará a acelerar o trânsito intestinal, assim prevenindo a constipação, também chamada de prisão de ventre.
Pele jovem e saudável
Além das proteínas, dos minerais e das fibras, as vitaminas também estão presentes na composição do guandu. Mais especificamente, a vitamina A. Naturalmente anti-inflamatória, a vitamina A ajuda a proteger a pele da ação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce da pele e de todo o corpo, como resultado do estresse oxidativo – que também pode causar o aparecimento de acne.
Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Como incluir o guandu na alimentação
- Cozido
- Sopas e caldos
- Receitas veganas e vegetarianas