Gabriela Pugliesi diz ter comido 8 fatias de pizza. Por que apetite aumenta na gravidez?
Gabriela Pugliesi anunciou a gravidez há pouco tempo, mas já começou a sentir alguns efeitos da gestação. Na manhã de sexta-feira (13), a influenciadora fitness contou aos seus seguidores que havia comido 8 pedaços de pizza na noite anterior. Por fim, ela ainda comentou que antes de estar grávida não conseguia comer mais de 3 fatias. Mas, afinal, a gravidez realmente aumenta a fome?
“No oitavo pedaço, eu queria mais. Tinha um vazio dentro de mim. Não preencheu. Mas aí eu falei ‘melhor parar, querida’”, relatou. O sentimento compartilhado pela influenciadora não é incomum entre as mulheres grávidas. Isso porque o apetite realmente aumenta de forma considerável nesse período.
Acima de tudo, a mulher está formando outro ser dentro de si. Por isso, o corpo precisa produzir mais nutrientes, o que acarreta um maior gasto metabólico. Assim, com o metabolismo acelerado, a fome aparece com mais frequência e intensidade. Entretanto, vale ressaltar que comer de forma exagerada não é saudável para a gestação.
Leia também: Como lidar com a fome na gravidez?
Gravidez aumenta a fome: como lidar?
Além contarem com o acompanhamento de um médico, as mulheres devem adotar alguns hábitos para lidar melhor com a fome durante a gravidez. Veja alguns exemplos:
- Coma vegetais (além de terem bastante nutrientes, ajudam na saciedade);
- Insira lanches leves durante o dia (frutas, iogurte, nuts);
- Mastigue devagar;
- Consulte um nutricionista.
Leia também: Por que o bebê precisa arrotar depois de mamar?
O que não comer?
Alguns alimentos devem ser evitados nesse período. Por isso, é muito importante priorizar alimentos saudáveis e ricos em nutrientes para garantir um bom crescimento do bebê. Por isso, saiba quais itens não são recomendados:
- Produtos ultraprocessados;
- Comida japonesa;
- Cafeína;
- Leite, queijo e derivados;
- Álcool (além de cigarro);
- Por fim, adoçantes artificiais.
Leia também: 6 alimentos para evitar na gravidez