Por que o bebê precisa arrotar depois de mamar?

Gravidez e maternidade Saúde
13 de Maio, 2022
Por que o bebê precisa arrotar depois de mamar?

Logo depois de mamar, os bebês costumam ser posicionados “de pé” para arrotar antes de serem colocados para deitar novamente ou dormir. Mas por que isso é necessário?

De acordo com Silvia Helena Viesti Nogueira, pediatra do Departamento Científico de Pediatria da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), é comum que o neném deglute ar durante a amamentação. Assim, isso pode causar uma distensão do estômago. Caso esse ar não seja expelido, o bebê pode ter desconforto, regurgitações além do esperado, irritabilidade e cólicas.

A médica indica que o neném seja colocado para arrotar sempre que mamar nos primeiros meses de vida para evitar esses problemas. Mas, posteriormente, isso não precisa ser uma regra.

“Com o passar do tempo, com a regularidade das mamadas e observando os sinais de desconforto ou não, os pais perceberão quando haverá necessidade ou não de colocar o bebê para arrotar”, afirma a pediatra.

Além disso, Silvia afirma que crianças que usam mamadeira tendem a engolir mais ar durante as mamadas. Portanto, os cuidados com elas devem ser redobrados.

Qual é a melhor posição para o bebê arrotar depois de mamar?

A melhor posição é no colo, com o bebê ereto, “em pé”, com a cabeça no ombro da mãe. Segundo a médica, nessa posição, o ar deglutido será expelido com maior facilidade. Outra opção é deixar a criança sentada no colo.

Uma dica é trocar a posição do bebê. Pois durante o deslocamento o ar deglutido se movimenta e sua eliminação se torna mais fácil.

Leia também: Aleitamento materno: Tudo o que você precisa saber sobre amamentação

Quanto tempo esperar pelo arroto do bebê?

Geralmente, logo após as mamadas, ao colocar o bebê nas posições indicadas, o ar deglutido é expelido após alguns minutos ou até segundos. De acordo com a médica, caso a criança não arrote após 10 a 15 minutos e não demonstrar desconfortos, as manobras para fazê-la arrotar podem ser suspensas.

“Lembrando que bebês muito novos devem ser supervisionados com maior atenção caso não arrotem, para evitar possível regurgitação e sufocamento”, alerta a pediatra.

O que fazer se o bebê não arrotar depois de mamar?

Silvia afirma que o bebê deve ser colocado nas posições indicadas e pode-se dar alguns leves tapinhas nas costas, para fazer com que o ar deglutido se movimente e seja mais facilmente expelido.

Se mesmo assim o bebê não arrotar, recomenda-se maior supervisão para evitar possíveis episódios de regurgitação e aspiração do vômito.

Leia também: Refluxo gastroesofágico: O que é, causas, sintomas e tratamento

Até que idade o bebê deve ser colocado para arrotar?

A pediatra explica que, normalmente, com o avançar dos meses, a coordenação da deglutição e maturidade neurológica da criança ficarão mais evidentes. Além do esvaziamento gástrico se tornar mais rápido e, com isso, o bebê tem menor necessidade de ser submetido às manobras para arrotar.

“Os pais perceberão a mudança, sendo que cada criança tem seu tempo, mas diria que essa evolução coincide com os marcos em que o bebê mostra prontidão para a introdução de outros alimentos, ou seja, para os bebês nascidos a termo, por volta dos 6 meses de vida”, completa.

Fonte: Silvia Helena Viesti Nogueira, pediatra do Departamento Científico de Pediatria da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de tronco de homem mexendo no celular
Saúde

Uso frequente do celular pode afetar quantidade de espermatozoides

Pesquisadores avaliaram quase 3 mil homens e constataram o aumento de até 30% no risco de eles terem a contagem do sêmen abaixo dos padrões da

frutas mais saudáveis do mundo
Alimentação Bem-estar Saúde

5 frutas mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Limão e morango são alguns dos itens presentes no ranking de frutas mais saudáveis do mundo. Veja a lista completa!

Vape e insuficiência cardíaca
Saúde

Vape e insuficiência cardíaca: uso aumenta risco em 19%, diz estudo

Segundo pesquisa, o uso de vape tem efeitos nocivos à saúde do coração