Granola é saudável?

5 de novembro, 2019

Conhecida por sua parceria forte com o açaí, a granola também é uma excelente protagonista para atuar em prol da saúde. Tem diversos nutrientes e vitaminas em sua composição, dependendo do que se adiciona em sua receita

A maioria das receitas é fonte de carboidratos simples e complexos, indispensáveis para as funções básicas do organismo. Então, podemos dizer que a granola é saudável? 

O problema surge quando os fabricantes de alimentos adicionam ingredientes artificiais e toneladas de açúcar nesse lanche – em muitos casos, o suficiente para rivalizar com uma sobremesa.

Granola é saudável? Entenda

Embora não exista uma regra para fazer a versão perfeita, alguns ingredientes são desejáveis, e outros, não para poder tornar a granola saudável. 

A primeira recomendação é: evite acrescentar açúcar, principalmente o refinado, que é pouco nutritivo e soma apenas calorias “vazias”. Ao adoçar, prefira mel, melado de cana, xarope de agave e até mesmo o açúcar mascavo ou o demerara, que sofrem menos processos de refinamento. E, claro, sempre em quantidades moderadas, apenas para dar mais sabor, ok?

Então, capriche no mix de cereais, que são a base da granola: aveia, flocos de milho sem açúcar, cevada, gérmen de trigo, flocos de arroz são exemplos. 

Também inclua frutas secas, como damasco, mirtilo, banana, maçã e coco. Todos são boas fontes de fibras e “engordam” o núcleo de vitaminas da granola. 

As oleaginosas também devem fazer parte da granola, pois oferecem gorduras do bem, como os ômegas. Nozes, castanha-do-Pará, de caju, chia, amêndoas, macadâmia são opções repletas de propriedades. Só fique de olho na quantidade, pois costumam ser bastante calóricas por causa das gorduras.

Para controlar o tamanho da porção, use um copo medidor ou ajuste sua abordagem e pense na granola como um complemento para o iogurte grego, em vez de toda a tigela do café da manhã ou lanchinho da tarde. 

Granola emagrece?

Esta é outra dúvida, pois muitas pessoas que adotam um estilo de vida mais saudável consomem granola. Entretanto, não existem estudos que comprovem a eficácia sobre a perda de peso. 

Mas certamente é uma alternativa bem mais saudável ao docinho fora de hora, pois confere mais saciedade, um fator importante para quem está querendo emagrecer.

Leia também: Alimentos com (quase) zero calorias

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.