Granola é saudável?

Alimentação Bem-estar
05 de Novembro, 2019
Granola é saudável?

Conhecida por sua parceria forte com o açaí, a granola também é uma excelente protagonista para atuar em prol da saúde. Tem diversos nutrientes e vitaminas em sua composição, dependendo do que se adiciona em sua receita

A maioria das receitas é fonte de carboidratos simples e complexos, indispensáveis para as funções básicas do organismo. Então, podemos dizer que a granola é saudável? 

O problema surge quando os fabricantes de alimentos adicionam ingredientes artificiais e toneladas de açúcar nesse lanche – em muitos casos, o suficiente para rivalizar com uma sobremesa.

Granola é saudável? Entenda

Embora não exista uma regra para fazer a versão perfeita, alguns ingredientes são desejáveis, e outros, não para poder tornar a granola saudável. 

A primeira recomendação é: evite acrescentar açúcar, principalmente o refinado, que é pouco nutritivo e soma apenas calorias “vazias”. Ao adoçar, prefira mel, melado de cana, xarope de agave e até mesmo o açúcar mascavo ou o demerara, que sofrem menos processos de refinamento. E, claro, sempre em quantidades moderadas, apenas para dar mais sabor, ok?

Então, capriche no mix de cereais, que são a base da granola: aveia, flocos de milho sem açúcar, cevada, gérmen de trigo, flocos de arroz são exemplos. 

Também inclua frutas secas, como damasco, mirtilo, banana, maçã e coco. Todos são boas fontes de fibras e “engordam” o núcleo de vitaminas da granola. 

As oleaginosas também devem fazer parte da granola, pois oferecem gorduras do bem, como os ômegas. Nozes, castanha-do-Pará, de caju, chia, amêndoas, macadâmia são opções repletas de propriedades. Só fique de olho na quantidade, pois costumam ser bastante calóricas por causa das gorduras.

Para controlar o tamanho da porção, use um copo medidor ou ajuste sua abordagem e pense na granola como um complemento para o iogurte grego, em vez de toda a tigela do café da manhã ou lanchinho da tarde. 

Granola emagrece?

Esta é outra dúvida, pois muitas pessoas que adotam um estilo de vida mais saudável consomem granola. Entretanto, não existem estudos que comprovem a eficácia sobre a perda de peso. 

Mas certamente é uma alternativa bem mais saudável ao docinho fora de hora, pois confere mais saciedade, um fator importante para quem está querendo emagrecer.

Leia também: Alimentos com (quase) zero calorias

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva