Granola é saudável?
Conhecida por sua parceria forte com o açaí, a granola também é uma excelente protagonista para atuar em prol da saúde. Tem diversos nutrientes e vitaminas em sua composição, dependendo do que se adiciona em sua receita.
A maioria das receitas é fonte de carboidratos simples e complexos, indispensáveis para as funções básicas do organismo. Então, podemos dizer que a granola é saudável?
O problema surge quando os fabricantes de alimentos adicionam ingredientes artificiais e toneladas de açúcar nesse lanche – em muitos casos, o suficiente para rivalizar com uma sobremesa.
Granola é saudável? Entenda
Embora não exista uma regra para fazer a versão perfeita, alguns ingredientes são desejáveis, e outros, não para poder tornar a granola saudável.
A primeira recomendação é: evite acrescentar açúcar, principalmente o refinado, que é pouco nutritivo e soma apenas calorias “vazias”. Ao adoçar, prefira mel, melado de cana, xarope de agave e até mesmo o açúcar mascavo ou o demerara, que sofrem menos processos de refinamento. E, claro, sempre em quantidades moderadas, apenas para dar mais sabor, ok?
Então, capriche no mix de cereais, que são a base da granola: aveia, flocos de milho sem açúcar, cevada, gérmen de trigo, flocos de arroz são exemplos.
Também inclua frutas secas, como damasco, mirtilo, banana, maçã e coco. Todos são boas fontes de fibras e “engordam” o núcleo de vitaminas da granola.
As oleaginosas também devem fazer parte da granola, pois oferecem gorduras do bem, como os ômegas. Nozes, castanha-do-Pará, de caju, chia, amêndoas, macadâmia são opções repletas de propriedades. Só fique de olho na quantidade, pois costumam ser bastante calóricas por causa das gorduras.
Para controlar o tamanho da porção, use um copo medidor ou ajuste sua abordagem e pense na granola como um complemento para o iogurte grego, em vez de toda a tigela do café da manhã ou lanchinho da tarde.
Granola emagrece?
Esta é outra dúvida, pois muitas pessoas que adotam um estilo de vida mais saudável consomem granola. Entretanto, não existem estudos que comprovem a eficácia sobre a perda de peso.
Mas certamente é uma alternativa bem mais saudável ao docinho fora de hora, pois confere mais saciedade, um fator importante para quem está querendo emagrecer.
Leia também: Alimentos com (quase) zero calorias