Grama de trigo: Benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
05 de Dezembro, 2019
Grama de trigo: Benefícios e como consumir

Altamente nutritiva, a grama de trigo está cada vez mais popular. Afinal, suas propriedades são excelentes e seus benefícios à saúde são muitos. 

A grama de trigo já ganhou fama de “superalimento” e, certamente, isso se deve a sua abundância de suas propriedades em vitaminas e minerais, bem como seu potencial de benefícios para a saúde do corpo. Por exemplo, é rica em clorofila, bem como possui ação antioxidante, cicatrizante e purificadora.

O que é a grama de trigo? 

Esse alimento de nome peculiar trata-se de uma erva, cujas boas funções para a saúde são inúmeras – especialmente quando consumida em forma de suco. 

Suas propriedades, bem como os benefícios dessas à saúde são muitos e, por isso, sua fama só cresce. Obtida a partir da folha embrionária do trigo, seu cultivo data do Egito Antigo.

Leia também: Superalimentos: O que são e como incluir no cardápio

Propriedades

Esse alimento é, certamente, rico em nutrientes. Portanto, suas propriedades são excelentes. É rica em vitaminas A, C, E, K e B6. Não só, é fonte de nutrientes como o ferro, bem como o zinco, o cobre, o potássio e cobre. Ademais, é abundante em fibras, proteínas e enzimas.

Benefícios da grama de trigo

Controle do apetite e facilita o emagrecimento

Rica em fibras, auxilia no controle do apetite, visto que promove a sensação de saciedade, bem como beneficia o funcionamento do sistema digestivo. 

Leia mais: Alimentos inibidores de apetite naturais

Melhora no sistema imunológico

Primeiramente, por ser alcalina, a grama de trigo é excelente para quem pretende manter uma alimentação alcalina e, assim, controlar o pH do corpo.

Em suma, as doenças costumam ocorrer em ambientes ácidos no corpo, usualmente falando, visto que a acidez dificulta a nutrição das células, bem como prejudica a oxigenação das mesmas. Assim, o consumo de alimentos alcalinos reverte esse quadro, pois facilita a evasão das toxinas.

Não só, por ser rica em Vitamina C, a grama de trigo é ainda mais benéfica para a imunidade do corpo.

Leia também: Qual é a melhor dieta para emagrecer e ter saúde?

Previne o envelhecimento cutâneo

Como dito, é abundante em vitamina C. Essa vitamina é ótima para a saúde da pele, agindo no rejuvenescimento e até na melhora da textura da mesma. 

Leia mais: Piores alimentos para a pele

Como consumir

Mais comumente consumida em forma de suco, a erva pode ser também ingerida em forma de cápsulas e também em pó. Entretanto, seu suco é certamente mais popular. Saiba como prepará-lo:

  • Enxague as folhas de grama;
  • Em seguida, esprema-as;
  • Adicione-as no liquidificar;
  • Se preferir, adicione também frutas de sua escolha, para que o sabor forte da grama seja aliviado;
  • Há a possibilidade de substituir a água por água de coco, caso haja preferência por essa;
  • Por fim, bata a mistura e, então, beba o suco de grama de trigo em jejum.

Leia mais: Receita: 5 sucos nutritivos para o café da manhã

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond