Gomas para o cabelo realmente funcionam?

Alimentação Beleza Bem-estar
31 de Março, 2022
Gomas para o cabelo realmente funcionam?

Não é fácil resistir a elas: docinhas, coloridas, saborosas e fáceis de mastigar, as balas de gomas para o cabelo viraram febre nas redes sociais. Divulgadas por influencers e celebridades, elas são compostas por vitaminas que trariam benefícios para o cabelo e para as unhas.

Mas será que as gomas para o cabelo realmente funcionam?

O que tem nas gomas para o cabelo?

A composição de vitaminas das gominhas varia de fabricante para fabricante. Mas, em geral, elas possuem vitamina A, biotina e vitaminas como D, B5, B6, B12, entre outras.  

Esses ingredientes – especialmente a biotina – de fato têm efeito sobre os fios (e outras partes do corpo que são compostas por queratina, como unhas). Porém, o lado B das gominhas é que, por serem tão agradáveis e fáceis de comer, corremos o risco de exagerar na dose, ou seja, de comer sem se atentar aos limites. E isso não é bom, já que elas também levam açúcares, corantes, aditivos e conservantes artificiais, cujo consumo não é recomendado para a saúde.

Todo mundo pode usar?

Apenas uma avaliação criteriosa por um profissional vai poder dizer se aquelas vitaminas são o que o cabelo precisa naquele momento ou não. “Se a causa do enfraquecimento for nutricional, algumas gomas, se estiverem na quantidade de vitaminas ideal para aquela pessoa, podem, sim, ajudar”, diz a nutricionista Maristela Fidelis, de Paulínia, interior de São Paulo. Porém, se o cabelo estiver enfraquecido por outras causas – hormonais, estresse, alguma doença, pós-cirúrgico, etc – só um médico poderá dar o diagnóstico e tratamento corretos, já que, neste caso, as gomas não terão efeito. 

“Vale ressaltar, ainda, que, se for diagnosticado que o problema é realmente uma carência nutricional, deve-se também investigar se o organismo está fazendo uma boa absorção dos nutrientes dos alimentos. Às vezes, o paciente tem uma boa alimentação mas não absorve as vitaminas porque está com alguma disfunção intestinal. Isso precisa ser analisado também”, diz a nutricionista. 

Gomas são melhores que as vitaminas comuns?

A grande diferença entre estes produtos está mesmo na sua apresentação: as gomas possuem o apelo irresistível de lembrarem balas. Além disso, geralmente vêm em formatos fofos e cores que chamam a atenção. São mais fáceis de consumir e têm sabor. Porém, tanto no caso das gomas quanto das vitaminas em cápsulas, a orientação continua a mesma: é preciso, antes, avaliar as reais necessidades individuais.

Uma vantagem das cápsulas sobre as gomas é que algumas vitaminas são melhor absorvidas no estômago, e não na boca. “Mas, em síntese, a maioria das gomas e cápsulas que são vendidas em farmácias possuem baixas dosagens das vitaminas que são necessárias para reparar o cabelo, mesmo em caso de algum problema nutricional. O melhor é sempre consultar um especialista”, finaliza Maristela.

Leia também: Glicerina no cabelo: para que serve, benefícios e como usar

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais