Goiaba: mais vitamina C que a laranja e mais potássio que a banana
A goiaba é uma fruta muito popular entre os brasileiros, não só por seus diversos benefícios à saúde, mas também por ser muito saborosa. Original da América do Sul, é uma fruta típica do clima tropical. Seu nome foi cunhado pelos Aruaques, uma das maiores tribos indígenas americanas, espalhadas por todo o continente, inclusive no Brasil.
A fruta tropical é, entre outras coisas, uma excelente fonte de vitamina C. Também, há mais de um tipo comum de goiaba: a vermelha e a branca. Certamente, ambas são muito nutritivas e suas propriedades são similares. Além da vitamina C, a fruta também é abundante em vitamina A, fibras e minerais, como o cálcio, o ferro, o magnésio e outros. Não só, é baixa em calorias.
Leia mais: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta
Benefícios da goiaba
Ajuda na digestão
Apesar de sua fama de “causar constipação”, a goiaba pode, na verdade, ajudar na hora da digestão. Assim, a fruta é capaz de auxiliar no tratamento da diarreia, aliviando seus sintomas. Portanto, age na regulação do aparelho digestivo e promove a sensação de saciedade.
Leia também: Comer frutas depois da refeição ajuda ou atrapalha a digestão?
Mantém a pele jovem
Abundante em vitamina C, inclusive mais do que a laranja, além de vitamian A e licopeno (antioxidante), a fruta ajuda a combater a oxidação da pele, responsável pelo envelhecimento precoce. Com isso, a goiaba trabalha para manter a pele com um aspecto jovial. Além disso, fortifica os ossos e os dentes.
Combate a anemia
Fonte de ferro, combate os sintomas da anemia, bem como previne essa condição. Não só, suas ricas propriedades fortalecem a imunidade, portanto, outras doenças também são evitadas.
Curiosidades sobre a goiaba
- As sementes da fruta também podem ser consumidas e são muito nutritivas
- É possível fazer um poderoso chá a partir das folhas da goiaba
- A polpa da fruta contém quase tanto potássio quanto a banana
- Por não ser ácida, a goiaba pode substituir o tomate em receitas de molhos
Como consumir
Por fim, recomenda-se que a goiaba seja comida crua e in natura. Entretanto, ela também pode fazer parte de diversas receitas, das mais diversas formas. Assim, ela pode ser usada na fabricação de molhos agridoces, de sucos, chás e vitaminas, bem como em vários doces (compotas, mousses e geleias). Ainda, é possível encontrar o óleo de goiaba à venda em lojas de produtos naturais.
Leia também: Chá de folha de goiaba: O que é e benefícios
Cuidados no consumo da goiaba
Por fim, a recomendação é que pessoas com aparelho digestivo delicado ou com problemas estomacais devem evitar consumir a fruta.