Dicas de como usar gengibre para emagrecer
Não existem registros específicos, mas o gengibre é utilizado há milênios, sobretudo na medicina oriental chinesa e indiana. A raiz é quase uma caixinha de remédios de tantos benefícios que tem. Entre eles, o poder de acelerar o metabolismo, prevenir inflamações e fortalecer a imunidade. Além disso, o gengibre é considerado um aliado de quem quer emagrecer. Mas, será que a especiaria é mesmo eficaz?
Leia também: Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre
Gengibre para emagrecer: Entenda a relação
A raiz eleva a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo trabalhe de forma mais acelerada e, portanto, queime mais calorias. Assim, essa característica leva o gengibre ao status de termogênico natural, como aliado do emagrecimento junto com uma alimentação equilibrada e atividade física. Ou seja, está na lista de alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a queima de gordura.
Com isso, um estudo da Columbia University, dos Estados Unidos, comprovou a eficácia dessa função, além de ter constatado o aumento da saciedade em 10 homens com sobrepeso, que incluíram o gengibre na dieta.
Além disso, graças aos gingerois, que podem colaborar para a secreção de insulina, que é desregulada ou inexistente em portadores de diabetes tipo 2. Dessa maneira, pesquisas recentes apontam constatam essa façanha. Um deles é um publicado no Iranian Journal of Pharmaceutical Research, que analisou 41 pessoas com diabetes que consumiram 2 g de pó de gengibre por dia, eles reduziram em 12% o nível de açúcar no sangue. Além de diabetes, o excesso de açúcar no sangue está associado ao ganho de peso e ao acúmulo de gordura.
Como incluir gengibre no dia a dia
O alimento é extremamente acessível – pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o chá de gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão. Como forma de tempero, a forma em pó é muito prática. Portanto, caso queira usar o gengibre para emagrecer, adicione um pedaço da raiz em sucos verdes, com raspas sobre cremes doces, sopas e saladas.
Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta