Gengibre no cabelo: benefícios e como usar de maneira segura
Quando o assunto é saúde capilar, muitas são as dicas de receitas e ingredientes que ajudam a melhorar a qualidade e a aparência dos fios. O gengibre no cabelo, por exemplo, é um alimento que pode trazer benefícios ao couro cabeludo, mas deve ser usado corretamente. Saiba mais:
Leia também: Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre
Benefícios do gengibre para os fios
Muita gente conhece os benefícios da raiz na alimentação, mas a verdade é que ela pode ser uma grande amiga dos nossos fios. “O alimento é rico em vitaminas C e B6, zinco e fósforo. Além disso, tem ação bactericida e anti-inflamatória, colaborando para a saúde do couro cabeludo, para a hidratação do cabelo (pois é rico em óleo) e para o fortalecimento da fibra capilar”, explica a tricologista Viviane Coutinho, docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).
Além disso, ainda tem mais: por estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, o gengibre auxilia no crescimento capilar. Sem contar que as suas propriedades antissépticas podem ajudar no controle de caspas e dermatites!
Leia também: Massagem capilar relaxa e ajuda o cabelo a crescer: conheça a técnica
Como usar o gengibre no cabelo?
A especialista não recomenda passar a raiz diretamente no cabelo. “O ideal é investir em cosméticos que contenham o ingrediente. Lembrando que o alimento só é contraindicado para pessoas alérgicas ou que utilizam remédios anticoagulantes”, diz.
Outra forma segura de aproveitar as vantagens do gengibre é utilizar o seu óleo essencial. Mas ele precisa estar misturado a um óleo vegetal carregador, como de jojoba, uva ou abacate. Confira a receita:
- Uma ou duas gotas de óleo essencial de gengibre;
- 5ml de óleo vegetal de sua preferência.
Modo de uso: misture os dois óleos e, então, aplique no couro cabeludo, fazendo movimentos circulares e suaves. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos e lave os cabelos normalmente em seguida.
Fonte: Viviane Coutinho, tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).