Galactosemia: O que é, sintomas e o que comer
A galactosemia é a intolerância à galactose, ou seja, o açúcar monossacarídeo (carboidrato) presente em alimentos como leite e seus derivados, grão-de-bico e carnes vermelhas. Essa é uma condição metabólica hereditária que consiste na falta das enzimas necessárias para metabolizar a substância.
No organismo, a galactose é obtida a partir da hidrólise da lactose (açúcar natural do leite) e é transformada em glicose. Ela principalmente cumpre função energética, mas também é o principal carboidrato envolvido na formação do antígeno do grupo sanguíneo B.
Como é feito o diagnóstico da galactosemia
O diagnóstico é geralmente feito logo no início da vida, no teste do pezinho, um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e têm a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas, como é o caso da galactosemia. Se não é tratada, essa é uma condição que pode implicar em riscos para a saúde do fígado, rins, olhos e dos sistema nervoso.
Sintomas da galactosemia
Os principais sintomas da intolerância à galactose são similares aos sintomas associados à intolerância à frutose. Como, por exemplo:
- Náusea e vômito
- Icterícia (pele amarelada causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue)
- Diarreia e desconforto abdominal
- Irritabilidade
- Dificuldade em ganhar peso
Ainda, se não houver o tratamento devido para essa condição, ela pode acarretar em efeitos colaterais como menstruação irregular, atraso no desenvolvimento da fala de crianças pequenas, atraso neurológico generalizado, cirrose hepática, tremores, catarata e mais.
Leia também: Intolerância à frutose: O que é e sintomas
Alimentos permitidos e proibidos
Alguns alimentos devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com galactosemia. No entanto, outros são recomendados, pois podem ajudar a inibir seus sintomas. O leite e seus derivados devem ser evitados, assim como as carnes processadas, embutidas ou enlatadas, grão-de-bico, molho shoyu, chocolate e suplementos feitos à base de leite. O leite materno também não deve ser dado ao bebê, que deve ser alimentado com leite de soja ou fórmulas lácteas à base de soja.
Em contrapartida, alimentos como frutas, legumes, verduras e outros que contenham baixo teor de açúcar são aconselhados como parte da dieta. Grãos integrais, oleaginosas, leguminosas, fontes vegetais de cálcio, café e chás também são indicados. A suplementação de cálcio também é encorajada.
Existe tratamento para a galactosemia?
O tratamento da galactosemia é feito principalmente por meio da alimentação, ou seja, evitando o consumo de alimentos ricos em galactose. Assim, a dieta apropriada evita que os sintomas da condição metabólica se manifestem.