Galactosemia: O que é, sintomas e o que comer

Alimentação Bem-estar
10 de Dezembro, 2020
Galactosemia: O que é, sintomas e o que comer

A galactosemia é a intolerância à galactose, ou seja, o açúcar monossacarídeo (carboidrato) presente em alimentos como leite e seus derivados, grão-de-bico e carnes vermelhas. Essa é uma condição metabólica hereditária que consiste na falta das enzimas necessárias para metabolizar a substância.

No organismo, a galactose é obtida a partir da hidrólise da lactose (açúcar natural do leite) e é transformada em glicose. Ela principalmente cumpre função energética, mas também é o principal carboidrato envolvido na formação do antígeno do grupo sanguíneo B.

Como é feito o diagnóstico da galactosemia

O diagnóstico é geralmente feito logo no início da vida, no teste do pezinho, um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e têm a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas, como é o caso da galactosemia. Se não é tratada, essa é uma condição que pode implicar em riscos para a saúde do fígado, rins, olhos e dos sistema nervoso.

Sintomas da galactosemia

Os principais sintomas da intolerância à galactose são similares aos sintomas associados à intolerância à frutose. Como, por exemplo:

  • Náusea e vômito
  • Icterícia (pele amarelada causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue)
  • Diarreia e desconforto abdominal
  • Irritabilidade
  • Dificuldade em ganhar peso

Ainda, se não houver o tratamento devido para essa condição, ela pode acarretar em efeitos colaterais como menstruação irregular, atraso no desenvolvimento da fala de crianças pequenas, atraso neurológico generalizado, cirrose hepática, tremores, catarata e mais.

Leia também: Intolerância à frutose: O que é e sintomas

Alimentos permitidos e proibidos

Alguns alimentos devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com galactosemia. No entanto, outros são recomendados, pois podem ajudar a inibir seus sintomas. O leite e seus derivados devem ser evitados, assim como as carnes processadas, embutidas ou enlatadas, grão-de-bico, molho shoyu, chocolate e suplementos feitos à base de leite. O leite materno também não deve ser dado ao bebê, que deve ser alimentado com leite de soja ou fórmulas lácteas à base de soja.

Em contrapartida, alimentos como frutas, legumes, verduras e outros que contenham baixo teor de açúcar são aconselhados como parte da dieta. Grãos integrais, oleaginosas, leguminosas, fontes vegetais de cálcio, café e chás também são indicados. A suplementação de cálcio também é encorajada.

Existe tratamento para a galactosemia?

O tratamento da galactosemia é feito principalmente por meio da alimentação, ou seja, evitando o consumo de alimentos ricos em galactose. Assim, a dieta apropriada evita que os sintomas da condição metabólica se manifestem.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva