2 frutas que ajudam a ganhar massa muscular

Alimentação
15 de Julho, 2024
2 frutas que ajudam a ganhar massa muscular

Ganhar massa muscular está na lista de desejos de muitas pessoas que começam uma rotina de exercícios. O caminho para alcançar esse objetivo, além de incluir treinos orientados por um profissional, deve necessariamente ter uma alimentação balanceada. Ou seja, deve incluir fontes ricas em proteínas e carboidratos na quantidade certa, entre outros macronutrientes. Além disso, grãos, carnes, leguminosas, leite e derivados, bem como algumas frutas estão entre as opções que ajudam no ganho de massa magra. Por isso, veja agora frutas que ajudam a ganhar massa muscular.

Leia mais: Suplementos para ganhar massa magra: Conheça os principais

Para que serve a massa muscular? 

De acordo com Vanessa Losano, nutricionista da Vitat, níveis altos de gordura causam impactos em nossa saúde, como o aumento do colesterol e o risco para doenças cardiovasculares. E a massa magra possui um papel muito importante para auxiliar na diminuição desses prejuízos. Além disso, quanto mais massa magra no corpo, maior será a necessidade energética, acelerando o metabolismo.

Ainda segundo a nutricionista, a massa magra também contribui para o bom desempenho físico, mantendo a musculatura fortalecida e evitando possíveis lesões. Ela também é um ótimo aliado para o fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose na idade mais avançada, por exemplo, além de várias outras doenças. Para avaliar a composição corporal, a bioimpedância é uma das melhores formas de conhecer sobre a porcentagem de gordura, quantidade de massa livre de gordura e hidratação.

Frutas que ajudam a ganhar massa muscular

Uma dica da nutricionista é tomar alguns cuidados na hora de planejar o ganho de massa muscular: “é necessário o consumo de todos os macronutrientes, ter uma boa hidratação, realizar treinos adequados, visando hipertrofia muscular e descanso”, explica. Além disso, a especialista explica quais frutas podem ajudar nesse processo:

  • Banana: rica em carboidratos, fornece energia para os músculos, além de ser possuir potássio, favorecendo a contração muscular;
  • Abacate: rico em fibras e fonte de potássio, sendo uma excelente fonte de gorduras e energia.

Receita de vitamina de banana e abacate

Com essa receita, você poderá incluir na sua alimentação as duas frutas que te ajudam no processo de ganho de massa muscular. O recomendado é que essa vitamina de banana e abacate seja servida de manhã, em jejum, para usufruir ao máximo de todos os nutrientes.  Então, confira abaixo a receita:

Frutas que ajudam a ganhar massa muscular

Ingredientes:

  • 2 copos de leite de vaca ou bebida vegetal
  • 1 abacate maduro
  • 2 bananas maduras
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 2 colheres de sopa de adoçante (opcional)

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, descasque a banana e o abacate e corte-os em pedaços;
  2. Em seguida, bata no liquidificador a banana, o abacate e o leite até não restarem pedaços;
  3. Acrescente aveia e o adoçante e volte a bater até dissolver bem. Caso a bebida fique muito espessa, adicione um pouco mais de leite;
  4. Assim que a vitamina estiver com a consistência e sabor do seu gosto, pare de bater e sirva em um copo. 

Além das frutas que ajudam a ganhar massa, exercício é fundamental

Além de uma boa alimentação, os exercícios físicos ajudam no processo de ganho de massa muscular porque participam do processo de fortalecimento. Para isso, é necessário realizar treinos de resistência e atividades que constroem força e músculos, segundo Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

“São muitas vantagens de adotar esse tipo de treinamento, mas as principais delas são o aumento do metabolismo, a redução da gordura corporal e a proteção contra as principais causas de morte precoce e incapacidade”, lista ele. Além disso, Netto esclarece que ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível alcançar todos esses benefícios sem que seja necessário se tornar fisiculturista, inclusive, o treino de força deve fazer parte da rotina em diferentes fases da vida, principalmente na maturidade. 

Fontes: Vanessa Losano, nutricionista da Vitat e Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher comendo um pedaço de maçã e olhando para uma janela
Alimentação Bem-estar

Como emagrecer com a alimentação intuitiva? 4 dicas

Aprender a ter uma relação mais saudável com a comida e saber identificar os sinais de fome e saciedade do corpo são alguns dos pilares da

xícara de chá de alecrim em cima de mesa de madeira, ao lado de um recipiente com chá de alecrim.
Alimentação Bem-estar

Chá de alecrim: para que serve, benefícios e como fazer

Em forma de tempero ou chá, o alecrim é uma erva acessível repleta de poderes para a saúde

mulher segurando um sanduíche sentada ao ar livre
Alimentação Bem-estar

Alimentação intuitiva: atenção ao corpo permite melhores escolhas; como seguir

Em vez de contar calorias, respeite os sinais de fome e saciedade do organismo