Frutas para ganhar massa muscular: melhores opções

17 de maio, 2022

Além da prática de atividade física, a alimentação é essencial para quem busca aumentar os músculos. Isso porque alguns nutrientes são importantes para o superávit calórico (isto é, comer mais calorias do que gastar), oferecendo a energia necessária para os músculos serem construídos. Os carboidratos e as proteínas, por exemplo, são indispensáveis. Mas para além dos alimentos mais comuns como arroz, feijão, ovo, pão e carnes, as frutas também devem fazer parte do dia a dia. Por isso, veja quais são as melhores frutas para ganhar massa muscular:

De acordo com a professora de nutrição Vanessa Dias Ferreira, “as frutas são ajudam no aumento da massa magra, elas são ricas em vitaminas e minerais necessários para a formação de músculos no organismo.”

Melhores frutas para ganhar massa muscular

Algumas opções são melhores do que outras para o objetivo. Veja algumas:

Tais frutas possuem alguns componentes importantes para o bom desempenho nos treinos e a recuperação muscular depois dele. “Elas são fontes de magnésio e vitaminas do complexo B, que são necessárias para garantir energia para o organismo. Além disso, também têm antioxidantes, que favorecem a recuperação muscular após o treino; e vitamina E, que ajuda a melhorar a resistência e a força”, explica a profissional.

Quando comer?

O momento do dia que você come essas frutas também deve ser levado em conta. Afinal, alguns nutrientes devem ser consumidos antes da prática de exercícios, enquanto outros são mais indicados no pós-treino. Dessa forma, é importante saber a função de cada refeição e como encaixá-la na sua rotina.

No caso das frutas, Vanessa recomenda que elas sejam incluídas entre as refeições ou como sobremesas do almoço e do jantar, por exemplo. Confira algumas formas:

  • Salada de frutas;
  • Torta de frutas;
  • Frutas com aveia/granola ou outro cereal.

Além disso, o pós-treino também é um momento interessante para esse lanche. “Há a necessidade de recuperar o músculo que sofreu uma microlesão, e as frutas são importantes para repor a energia, enquanto as proteínas, para reconstrução dessa lesão”, explica a professora.

No pré-treino, Vanessa indica frutas com grandes quantidades de água, como melancia e melão. Combinadas com fontes de proteína e carboidratos, elas ajudam a melhorar o rendimento, uma vez que a desidratação atrapalha o desempenho.

Leia também: Como ganhar massa muscular? Dicas valiosas de treino (e outros hábitos!)

Alimentação

Além das frutas, existem outros alimentos importantes que ajudam nesse processo. Conhecidos como anabólicos, eles são itens naturais que fazem parte das refeições de pessoas que desejam aumentar a massa magra no corpo. Por exemplo:

  • Ovo;
  • Batata-doce;
  • Carnes magras;
  • Iogurte;
  • Aveia;
  • Espinafre;
  • Azeite;
  • Salmão e peixes gordurosos.

Contudo, Vanessa faz um alerta: “Não podemos esquecer que as proteínas devem ser calculadas de acordo com o tipo e a frequência do treino. Para esses ajustes, vale procurar um profissional da área.”

Dessa forma, é importante ter um acompanhamento de especialistas da saúde para obter uma melhor orientação tanto no quesito alimentação quanto treinos. 

“Lembrando que, para construir um corpo musculoso e definido, o mais importante é o comprometimento com o treino e uma dieta balanceada, com as quantidades corretas de proteínas, gorduras e carboidratos”, finaliza.

Fonte: Vanessa Dias Ferreira, professora de nutrição da Universidade de São Judas.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.