Receita de filé de frango recheado com pinhão

Alimentação Bem-estar Receitas
21 de Junho, 2022
Receita de filé de frango recheado com pinhão

Os brasileiros amam tanto as festas juninas que estendem as comemorações até o mês seguinte, nas chamadas festas julinas. Não é para menos: os pratos típicos dessa época do ano são deliciosos! Por isso, se você ainda está no clima, por que não preparar uma receita inspirada no arraiá para o almoço? Veja, então, como fazer um filé de frango recheado com pinhão:

Benefícios do filé de frango recheado com pinhão

O frango, além de contar com quantidades bem menores de gorduras saturadas do que a carne bovina, ainda é rico em proteínas e diversas vitaminas que ajudam a manter o coração saudável.

A vitamina B3, conhecida como niacina, também atua na proteção do cérebro, contribuindo, assim, para prevenir o surgimento de doenças como Alzheimer. Já a presença do selênio colabora com o bom funcionamento da tireoide. Por fim, o frango oferece bastante energia ao corpo, combatendo o cansaço e o desgaste físico.

O pinhão, por outro lado, é a semente da araucária, árvore comum na região Sul do Brasil, e que é mais consumida nos meses de outono e inverno. Mais especificamente, sua venda começa oficialmente em abril.

Altamente nutritivo, é abundante em minerais importantes, como fósforo, zinco, cobre, manganês e ferro, além de vitaminas A, C e E, e antioxidantes. Ainda, é fonte de ácidos graxos essenciais para a saúde, como ômega-6 e ômega-9, que contribuem para a redução do colesterol no sangue e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

A fama também chega à cozinha: cai bem sozinho ou em pratos doces e salgados. O alimento entrega menos calorias do que nozes, castanhas e amêndoas. Uma porção de 100 gramas de pinhão cozido tem cerca de 160 calorias, 3,6 g de proteína, 5,5 g de fibras, 1,46 g de gordura e 33,2 g de carboidratos.

Leia também: Caldo verde light é rico em nutrientes e perfeito para a sua festa junina!

Receita de filé de frango recheado com pinhão

Ingredientes:

  • 2,5kg de peito de frango sem pele;
  • 100g de pinhão cozido;
  • 1 ramo grande de manjericão;
  • 2 dentes de alho cru;
  • 4 col (sopa) de pimentão verde;
  • 4 col (sopa) de pimentão amarelo;
  • 4 col (sopa) de pimentão vermelho;
  • 300g de tomate picado;
  • 1 fatia de pão de forma integral;
  • 6 col (sopa) de azeite de oliva;
  • Sal refinado gosto;
  • Pimenta-do-reino em pó a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, em um processador, bata o pinhão, o manjericão, o alho, os pimentões, o tomate, o pão e o azeite até obter uma mistura homogênea. Então, pegue cada peito de frango e, sem separar por completo, faça um corte no meio, abrindo a peça — depois, tempere cada uma com sal e pimenta-do-reino.

Em seguida, recheie os peitos, dobre e feche com a ajuda de palitos de dente. Por fim, coloque-os em uma assadeira untada com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180° por 20 minutos — retire a cobertura e deixe mais um pouco no forno apenas para dourar.

Confira o passo a passo completo no Instagram da Vitat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado