Fertilidade masculina pode aumentar com consumo de chá, sugere estudo

Saúde
27 de Setembro, 2022
Fertilidade masculina pode aumentar com consumo de chá, sugere estudo

Nem sempre é fácil realizar o sonho de ter um filho. Sendo assim, homens e mulheres buscam diversas alternativas para realizá-lo. Para os homens, a tarefa pode ser mais fácil do que se imagina! De acordo com um estudo chinês, publicado na revista Chemosphere, o consumo de chá consegue aumentar a fertilidade masculina. 

A pesquisa foi feita entre 2017 e 2018 pela Universidade de Hubei, em Wuhan, na China, e mostrou que homens com o hábito de ingerir a bebida têm maior concentração de espermatozoides no sêmen. As informações do estudo partiram de amostras cedidas por doadores do banco de esperma da região.

Os chás mais potentes, segundo o estudo, são: 

Entretanto, o consumo geral de chás é benéfico, sobretudo os naturais.

Fertilidade masculina: como o estudo funcionou? 

Segundo os pesquisadores, 1.385 homens saudáveis participaram da pesquisa. No entanto, apenas 28% apresentou o costume de beber chá, portanto, 72% não mantinha o hábito. A quantidade de espermatozoides no sêmen de quem tomava chá por, no mínimo, três vezes na semana se mostrou 5% maior em comparação à quem não toma. 

O tempo também interfere: por exemplo, homens que consomem o chá há anos tiveram melhores resultados na fertilidade. O estudo ainda apontou que o consumo de chás  pode melhorar a qualidade de esperma. Isso vale, inclusive, para pessoas com hábitos que são de risco para a fertilidade. Por exemplo: baixo IMC, alcoolismo e tabagismo.

Então, o estudo indica que o resultado positivo é causado pelos polifenóis (antioxidantes) presentes nos chás. 

Tratam-se de um micronutriente com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ao reduzir os radicais livres e o estresse oxidativo no organismo, os polifenóis diminuem os danos celulares que podem levar a muitas doenças crônicas.

Os benefícios de consumir essa substância são inúmeros. Os polifenóis são conhecidos por fornecer proteção contra doenças cardíacas, reduzir a inflamação que pode causar problemas de saúde como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal, impedir a formação de coágulos sanguíneos e apoiar o controle do açúcar no sangue. Por fim, estudos adicionais mostraram que eles são úteis na prevenção do câncer e diabetes tipo 2. A grande novidade é sua relação com a fertilidade. Por isso, quem planeja ter um bebê, pode investir no consumo dos chás.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração