Mindful parenting: Criar filhos com menos julgamento e mais aceitação

25 de setembro, 2019

Muito se ouve falar em mindfulness e mindful eating. A primeira é uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado. 

Já o mindful eating, um de seus derivados, aplica o mesmo princípio na alimentação consciente: comer com atenção plena, percebendo o tipo de alimento que se está ingerindo e o gosto, a fim de extrair o máximo de benefícios. 

Algumas pessoas estão aplicando as boas práticas de mindfulness e atenção plena no estilo de criar os filhos, o que tem sido chamado de mindful parenting (paternidade consciente, em uma tradução livre). 

O que é mindful parenting

Por si só, a mindfulness (atenção plena) é uma prática de viver o momento. Isso significa que você está ciente de onde está no mundo, o que está pensando e como se sente por dentro e por fora.

Não apenas isso, mas atenção também é olhar para o mundo – seu mundo – com menos julgamento e mais aceitação.

A ideia da criação de filhos no estilo mindful parenting existe desde 1997. Em essência, aplica os princípios da atenção plena às muitas situações familiares do dia a dia, especialmente as mais turbulentas. 

O objetivo de levar o estilo mindful é para a mãe ou pai responder com atenção aos comportamentos ou ações de seu filho, em vez de simplesmente reagir

Você trabalha para ter aceitação pelo seu filho e, por sua vez, por si mesmo. Cultivar seu relacionamento dessa maneira pode ajudar a fortalecer o vínculo familiar e levar a outros benefícios.

Isso não quer dizer que ser um pai atento sempre significa pensar positivamente. Em vez disso, trata-se de realmente se envolver no momento presente e não deixar emoções ou traumas do passado ou do futuro colorirem sua experiência ou – mais importante – sua reação. 

Você ainda pode responder com raiva ou frustração, mas tais sensações vêm de um  local mais informado, e não de forma puramente automática.

Principais características do mindful parenting

  • Consciência e atenção para o momento presente;
  • Intencionalidade e compreensão do comportamento;
  • Atitude não julgadora, compassiva.

Tudo isso parece bom, mas o que exatamente isso significa?

Para resumir ainda mais, a maioria das ideias sobre o mindful parenting envolve essas habilidades:

  • Saber escutar: Significa ouvir e observar com toda a atenção. Isso pode exigir uma quantidade enorme de paciência e prática. E ouvir se estende ao meio ambiente. Observe tudo – as paisagens, cheiros, sons – ao seu redor e você.
  • Aceitação sem julgamento: É abordar a situação sem julgar seus sentimentos ou os sentimentos de seu filho. O que é simplesmente é. O não julgamento também envolve abandonar expectativas irreais. 
  • Consciência emocional: A conscientização das interações parentais se estende do pai para o filho e vice-versa. Modelar a consciência emocional é essencial para ensinar seu filho a fazer o mesmo. Sempre há emoções que afetam as situações, sejam elas formadas há muito tempo ou mais momentâneas.
  • Auto-regulação: Não deixar suas emoções desencadearem reações imediatas, como gritar ou outros comportamentos automáticos. Resumindo: é pensar antes de agir para evitar exageros.
  • Compaixão: Novamente, você pode não concordar com as ações ou pensamentos de seu filho, mas a criação consciente incentiva os pais a terem compaixão. Isso envolve ser empático e entender a posição da criança no momento. A compaixão se estende também aos pais, pois, em última análise, há menos culpa se uma situação não ocorrer como você esperava.

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Benefícios do mindful parenting

Há uma infinidade de estudos que analisaram as possíveis vantagens relacionados ao mindfulness e mindful parenting. Para os pais, esses benefícios podem incluir a redução de estresse e transtornos do humor, como depressão e ansiedade.

Para as crianças, pais conscientes podem ajudar na tomada de decisões sociais e na regulação emocional. 

Portanto, a compreensão e aceitação das emoções que esse tipo de criação promove auxilia a criança a trabalhar essas importantes habilidades da vida desde muito cedo.

Outros benefícios incluem:

  • Melhora na comunicação entre pais e filhos;
  • Redução de sintomas de hiperatividade;
  • Melhora na satisfação dos pais;
  • Menor índice de agressão;
  • Menos sentimentos de depressão;
  • Diminuição do estresse e da ansiedade;
  • Maior envolvimento dos pais em geral.

Mindful parenting na prática

Da próxima vez que você estiver em uma situação em que sente que pode estragar tudo, reserve um momento para fazer uma pausa. Inspire fundo e expire completamente. Mergulhe nos seus sentimentos, arredores e na experiência do seu filho também. E, em seguida, trabalhe em direção à aceitação neste momento sem vagar pelos pensamentos do passado ou do futuro.

Você pode não conseguir ser consciente logo nas primeiras vezes em que experimenta esse novo método de criação. E não há problema em ser cético. Mas, depois de um tempo, você pode achar que tirar um momento para fazer uma pausa antes de reagir diminui seu próprio estresse e afeta positivamente seu filho. Veja alguns exemplos: 

A criança não quer comer

Respire fundo e considere o que seu filho pode estar sentindo. Talvez ele esteja sentindo alguma apreensão por um novo sabor ou textura. Talvez ele esteja se lembrando de uma vez que um alimento de uma determinada cor o deixou doente e agora associa todos os alimentos dessa cor à doença. Ridículo? Não para uma criança. 

Depois de entrar no lugar dele e pensar sobre a situação com empatia, converse com ele sobre o que está sentindo e porque precisa comer. Defina uma rotina em que ele tenha opções de comida (entre opções saudáveis ​​- porque, para ser sincero, entre espinafre e bolo, quem não escolheria bolo?) e modele tentando coisas novas para que ele veja você comendo conscientemente – em vez de reagir antes de pensar.

Quando o  bebê não dorme

Faça uma pausa para entender suas emoções, todas normais. Você se sente louco ou frustrado? Reconheça isso sem se julgar. Faça uma pausa novamente para entender e aceitar que muitos bebês têm problemas para dormir a noite toda e que essa noite não significa que todas as noites serão assim pelo resto da vida.

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