Mindful eating: Dicas de como comer com atenção plena

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
08 de Agosto, 2019
Mindful eating: Dicas de como comer com atenção plena

Comer consciente. Isto é, buscar se alimentar de maneira mais consciente, percebendo o tipo de alimento que se está ingerindo, o gosto, a textura e o cheiro. É o que prega o mindful eating (ou comer com atenção plena) técnica milenar bastante usada na nutrição comportamental e que propõe a conscientização dos sinais e das respostas ao ato de nutrir-se, mantendo a curiosidade no sentido de buscar a percepção das sensações.

Na contramão das dietas tradicionais, em que os alimentos são controlados ou impostos, o método mindful eating ajuda a conectar mente e corpo e, assim, construir uma relação mais saudável com a comida.

“O mindful eating propõe o desafio à sociedade moderna sem tempo de redirecionar, conscientizar e ter plena lucidez ao comer”, diz a Dra. Fernanda Vasconcelos, médica nutróloga do Hospital Santa Cruz, de São Paulo. 

De acordo com a especialista, para comer consciente é preciso perceber as sensações — tanto físicas quanto emocionais — envolvidas em todo o processo de se alimentar. Isso inclui a fome, a escolha dos alimentos, o preparo do cardápio e, por fim, a plenitude quando ficamos satisfeitos após o término da refeição. 

Estratégias de mindful eating para comer com atenção plena

  • Dedique-se de forma absoluta a toda e qualquer refeição, evitando dividir a atenção com outras atividades ou distrações — aparelhos eletrônicos, por exemplo;
  • Sente para comer em vez de ficar em pé, na frente da geladeira, seguindo padrões “beliscadores”, que atrapalham a conscientização da refeição tanto em qualidade quanto em quantidade;
  • Aproveite cada mordida: assim, preste atenção no cheiro, na temperatura e na textura da comida;
  • Diários alimentares podem ajudar as pessoas a ter maior consciência e visualização do que estão comendo. Nem todos têm essa disponibilidade e organização para fazer, mas quem tem pode auxiliar;
  • Prepare cuidadosamente seu próprio alimento, atentando-se a cada detalhe. Tudo isso faz parte do processo de alimentar-se. O mindful eating é um convite à lucidez de todas essas sensações.

Leia também: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente

Fonte: Fernanda Vasconcelos, médica nutróloga do Hospital Santa Cruz, de São Paulo. 

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

coenzima q10
Alimentação Bem-estar

Para que serve a coenzima Q10? Conheça os benefícios do composto

A coenzima Q10 participa de diversas funções do organismo, entre elas a produção de energia

mulher sorrindo em uma aula de pintura
Bem-estar Equilíbrio

O que é uma pessoa neurodivergente? Importância da inclusão

Entenda o conceito de neurodiversidade e as diferenças entre pessoas neurotípicas e neurodivergentes

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva